Menu

Notícias

06/11/2020

A salada também pode ser prato principal

Dicas para tornar a salada uma refeição completa

Você já deve ter ouvido aquela expressão “Vou ficar só na saladinha”. E imediatamente a gente imagina algumas folhas verdes, pouco apetitosas. Porém, as saladas há muito deixaram de ser coadjuvantes na mesa para se tornarem protagonistas. Em outras palavras, elas podem ser uma refeição completa, um almoço ou um jantar pleno de sabor e nutrição. E ficam mais convidativas quando o clima começa a esquentar. Está na hora de refrescar seu conceito sobre saladas, adotando hoje mesmo uma alimentação mais leve e saudável. O Zaffari Card e Bourbon Card reuniu algumas dicas de receitas de saladas contemporâneas, além de oferecer as grandes vantagens de sempre para suas compras. Experimente!

Uma aquarela de ingredientes

Voltando às folhinhas verdes, outras cores também são muito bem-vindas. Um prato colorido sempre mostra que há boa variedade de grupos alimentares. Além dos já consagrados legumes e verduras, as frutas dão um tom todo especial ao conjunto. Manga, maçã e até abacaxi são exemplos bem versáteis. Raspas de cítricos como laranja e limão, que ajudam na absorção de ferro, podem aparecer mais discretamente e surpreender qualquer paladar com aromas sutis. Esta dica é especialmente apetitosa para os climas quentes. E alguém aí lembrou da proteína? Pois então, alguns ingredientes como queijos, carpaccios e camarões (confira aqui uma salada que combina o famoso crustáceo com abacate!) podem dar conta dessa fonte de energia. Peixes também, como você pode ver nesta bela harmonização de espinafre, iogurte e atum. E em termos de variedade, não podemos esquecer da turma da crocância: castanhas, nozes e variadas sementes vêm transformando o conceito de salada.

A prática leva à perfeição. E também às compras

As saladas são rápidas e práticas de fazer. No entanto, algumas técnicas podem tornar o preparo ainda mais leve. Afinal, não é só nos ingredientes que você pode inovar. Recipientes e acessórios mais sofisticados enriquecem a experiência como um todo, até para a apresentação dos pratos. Principalmente se há convidados envolvidos. Por exemplo, a beleza dessa salada espanhola campeira é de encher os olhos! Tal qual uma receita gourmet, a salada é uma refeição completa e merece uma performance à altura, não acha? Antes de preparar sua lista de compras com os recursos do app do Zaffari e Bourbon, faça um check-list dos itens de bazar na sua casa. Colheres especiais, tigelas e potinhos de design atraente, facas específicas. A questão aqui não é o que está em falta, e sim o que pode agregar. Sem exageros, uma experiência mais profunda com saladas pode mudar o futuro da sua cozinha. E da sua saúde. Há muitos truques nos bastidores das saladas, antes de mais nada a própria maneira de cortar os alimentos: alguns cortes de legumes tem até nomes em francês! Ou seja, dá mais vontade de comer uma salada de novo.

Sabor acima de tudo – Molhos, azeites, vinagres

Pode-se dizer que os molhos, azeites e vinagres colocam as saladas em movimento. Antes de tudo, eles conectam ingredientes. São o ponto de equilíbrio entre um sabor e outro. Molhos à base de iogurte, tomate e pimenta ou maioneses acabam coroando um belo prato de salada. Às vezes é o próprio molho que desperta a criatividade e a salada só acompanha. O que você combinaria com um molho de mostarda e mel, por exemplo? Ou ainda o tzatziki, molho à base de iogurte e pepino? Os molhos agregam sabor sem ocultar as peculiaridades que cada folhinha verde concede ao conjunto. Podem ser servidos na finalização como cobertura ou em um charmoso potinho à parte, para que cada um possa temperar como preferir. Os vinagretes e o próprio balsâmico já transitam por saladas de todos os tipos. Da mesma forma o azeite de oliva, ou melhor, os azeites de olivas: a variedade hoje é tão grande que vale demorar-se um pouquinho para escolher o mais harmônico. Todavia, sempre é possível levar mais de um, por que não? Preste atenção no nível de acidez dos extra virgens, claro, mas também no tom frutado, na picância e no amargor. Ah, isso já dá uma boa ideia de sugestão de presente para o fim de ano: prepare garrafinhas de azeite de oliva customizadas com alecrim, pimenta, alho e outras delícias. Confira a dica e surpreenda neste Natal com azeites aromatizados!

 

O melhor tempero é a criatividade

Você já ouviu falar das saladas mornas? São receitas nas quais alguns ingredientes são aquecidos e servidos em temperatura intermediária, nem quentes nem frios, porém plenamente deliciosos. As saladas mornas são resultado de experiências que abrem as portas da cozinha à criatividade. Só assim as novidades aparecem no cardápio. Outra inovação que está em alta são as saladas em bowls. Ou seja, a ideia começa pelo modo de servir. E também pela ocasião, como nessa receita de bowl com quinoa para a ceia de fim de ano. Até porque a criatividade faz uma diferença ainda maior quando você já considera a salada uma refeição completa, mas quer mostrar a outras pessoas como essa opção é deliciosa.

Dicas sempre ajudam a inovar. Apesar disso, nada melhor do que estar de olhos abertos durante as compras para despertar sua imaginação. Preste atenção a temperos, ingredientes inusitados e lembranças de alguma salada que você já experimentou. Em uma salada completa não pode faltar criatividade. Por outro lado, nunca vão faltar no seu dia a dia as vantagens do Zaffari Card e Bourbon Card para transformar ideias em delícias. Aproveite!

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente