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24/11/2020

Os melhores alimentos e tratamentos para aumentar a produção de colágeno

Aprenda a preparar receitas que ativam a proteína

Acordar com uma pele firme e bem nutrida e ainda por cima com um aspecto saudável não é privilégio das celebridades e é claro que certos hábitos contribuem para a elasticidade da nossa cútis. Um deles é investir em uma alimentação rica em proteínas, por isso, para manter a tez lisinha, certas personalidades preocupadas com a saúde e o bem-estar assumem comer salmão todos os dias ao menos em uma das refeições; outras não abrem mão de um bom prato de legumes, cereais, frango e peixe; e, por fim, há aquelas que admitem que seu segredo seja uma deliciosa salada de couve. O que essas dietas têm em comum? Uma alimentação rica em nutrientes e colágeno, uma maneira bem eficaz e ainda gostosa de evitar as indesejadas rugas e a fragilidade óssea que vão chegando com o passar dos anos. E, claro, há aquelas que também investem em tratamentos estéticos para evitar a flacidez cutânea.

Já pensou em começar agora mesmo a cuidar da pele por meio de refeições, lanches ou smoothies saudáveis incluindo mais frutas, verduras e cereais na sua rotina? Com o seu Zaffari Card e Bourbon Card você encontra essas e muitas outras opções para se alimentar bem todos os dias. Neste conteúdo, entrevistamos a farmacêutica, bioquímica, empresária e chef na Santeviee, empresa especializada em detox delivery, Cibelle Orige, que nos conta quais são os alimentos top 5 para estimular o colágeno e algumas combinações infalíveis para quem não quer perder tempo e deseja começar hoje mesmo a ingerir doses extras dessa proteína.

Colágeno, a proteína da sustentação

O colágeno representa cerca de 30% das proteínas do nosso corpo, sendo que 85% da nossa pele é formada por esse nutriente. A principal função dele é estruturar e dar firmeza para a pele, pois está presente nos músculos, nas cartilagens e em outras estruturas de suporte do corpo que não precisam de ossos. É importante saber que “a partir dos 30 anos temos um decréscimo da formação de colágeno por questões hormonais que, se acompanhado de uma alimentação pobre em nutrientes e da programação genética, fazem com que esses níveis caiam, mas isso não quer dizer que não se possa reduzir essa queda ou estabilizá-la, investindo em uma alimentação rica em proteínas, evitando o sol em excesso, tendo um sono de qualidade, bebendo bastante água, reduzindo o consumo de álcool e fazendo atividades físicas”, resume Cibelle.

Como repor o colágeno naturalmente com receitinhas saudáveis

Existe uma grande quantidade de vegetais, frutas e leguminosas que contêm colágeno ou mesmo que ajudam na sua formação. Para dar um empurrãozinho, a natural chef Cibelle elegeu cinco tipos de alimentos que você pode incluir sem medo nas suas refeições caso esteja em busca dessas doses diárias.

Aveia, fonte importante de silício, um mineral indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. Para começar bem o dia invista em um café da manhã proteico, nutritivo e delicioso com iogurtes, bolos, panquecas ou ainda omeletes de aveia.

Como repor o colágeno naturalmente com receitinhas saudáveis

Turbine seu café da manhã com panquecas proteicas com aveia

Vegetais verde-escuro, como couve, alface, rúcula, brócolis, contêm clorofila, um pigmento que aumenta os níveis de pró-colágeno da sua pele, além de protegê-la contra o envelhecimento. Dentre os vegetais, o consumo do agrião é um dos mais indicados, inclusive pela indústria cosmética, que descobriu recentemente que o extrato desse vegetal aumenta a produção de colágeno. Confira a receita de rolinhos de couve e vegetais, um snack apetitoso e cheio de sabor para servir como acompanhamento e que vai ajudar a deixar a sua pele mais firme.

Benefícios do colágeno na firmeza da pele podem ser alcançados com alimentação e tratamentos

Snacks de couve e vegetais com cores, texturas e sabores para deixar a tez lisinha

Frutas vermelhas, como amoras, morangos, framboesas, melancia, contêm ácido elágico, que ajuda a proteger a pele de ser danificada pela radiação UV, além de conceder uma dose saudável de vitamina C e ser fonte de antioxidantes. Para aproveitar todos os benefícios desses alimentos, aprenda a preparar a receita de Overnight de framboesa, uma forma prática e saborosa de começar bem o dia e que ainda ajuda a melhorar as funções cerebrais.

Frutas cítricas têm grande quantidade de vitamina C que ajuda na produção de prolina, um aminoácido essencial para a produção de colágeno. Além disso, frutas como laranja, abacaxi, limão têm ação antioxidante e atuam contra o envelhecimento precoce, deixando a pele mais jovial. Nos dias de calor, antes ou depois do treino, os smoothies ou mesmo um suco de abacaxi assado são excelentes opções para quem quer se refrescar e ainda está preocupado com a saúde da pele.

Carnes, ovos e peixes são fonte de vitaminas do complexo B, proteínas e de aminoácidos essenciais para a formação da estrutura do colágeno, como lisina, prolina e glicina. Quer uma receita crocante e dourada por fora e leve e macia por dentro? Aposte no Omelete de forno, saboroso e cheio de energia para o seu brunch de final de semana, que tem tudo para ser mais demorado.

Benefícios do colágeno na firmeza da pele podem ser alcançados com alimentação e tratamentos

Omelete é fonte de proteínas e aminoácidos para a formação de colágeno

Cardápio saudável para gregos e troianos em busca de colágeno

Que tal um cardápio que combine alimentos ricos em colágeno e que também contribuam para a sua formação? A nossa natural chef Cibelle reuniu vegetais, frutas e proteínas – ingredientes simples e saudáveis – pensando em agradar veganos e não veganos que querem manter os níveis de colágeno em alta com as refeições, mas não sabem muito bem como montar o banquete com os nutrientes mais apropriados.

Então, se você é vegano e quer incluir mais colágeno no seu dia a dia, na primeira metade do prato você pode acrescentar folhas verdes, como alface, rúcula, agrião, brócolis cozido, cenoura ralada e beterraba. Na segunda metade, Cibelle aconselha inserir uma leguminosa, que pode ser hambúrguer de feijão azuki, hambúrguer de lentilha ou hambúrguer de feijão preto. Por fim, na última fração é a vez do carboidrato: então é o momento de acrescentar batata-doce, aipim, arroz integral ou ainda algum outro alimento de sua preferência. Já no prato de quem não é vegano, a dica é substituir as leguminosas por carne vermelha, ovo, peixe ou frango.

Tratamentos estéticos fontes de colágeno

Se além da alimentação você ainda pretende buscar alternativas estéticas, existem muitos procedimentos que aumentam a produção de colágeno, especialmente na face e também em locais propensos à formação de celulites e estrias, como microagulhamento, laser de CO2, radiese, radiofrequência facial, sculptra, etc. Quer conhecer esses e outros tipos de técnicas que estimulam a formação de novas fibras colágenas e elásticas, além de melhorar a circulação local e a oxigenação? Na Estúdio Mais, parceira do Clube Premier Bourbon São Paulo, os Clientes Preferenciais Zaffari Card e Bourbon Card têm 30% de desconto ao apresentar seu Cartão.

Se você está em busca de reposição de colágeno e quer uma mãozinha dos alimentos, é possível notar que todos eles podem tranquilamente fazer parte do seu dia de forma cru ou por meio de receitas lindas, gostosas e simples. Agora se você também deseja aliar tratamentos estéticos para ficar ainda mais bonita, a Estúdio Mais pode receber você de braços abertos. Por fim, o seu Zaffari Card e Bourbon Card tem um lembrete: procure dormir bem, beber bastante água, se proteger do sol e praticar atividades físicas.

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