Menu

Notícias

27/04/2022

Aprenda a preparar o café perfeito

O café é uma das bebidas mais amadas e apreciadas pelos brasileiros. É ele que aquece nos dias frios e, para alguns, dá ânimo para começar o dia ou a tarde.

O café tem origem africana, em uma data não muito precisa, mas acredita-se que no século XVI. É uma bebida produzida do grão da planta cafeeiro e que, quando descoberto, foi considerado uma planta de uso medicinal e estimulante, já que era muito utilizado para alimentar os animais e aumentar as forças dos homens que iam para a guerra.

Desde então, depois de muitos anos de produção e adaptações na forma de consumo, o ato de tomar café passou a ser um ritual para muitas pessoas mundo afora, se propagando e se tornando muito comum entre os filósofos, artistas e poetas.

Servido na forma de infusão tradicionalmente quente, mas podendo ser consumido gelado e em diversas receitas. Seus benefícios incluem ações antioxidantes, estando relacionado com a melhora do humor, a redução do estresse e o combate à depressão.

Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café. Anualmente, os brasileiros consomem cerca de 20 milhões de sacas de café, o que corresponde a 173 bilhões de xícaras.

Apesar da grande variedade, os mais consumidos no país são o tipo arábica, de aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez, corpo e sabor, e o robusta, que não possui variações, sendo considerado um “sabor típico e único”, tendo níveis de cafeína mais acentuados que o primeiro.

O café possui várias formas de consumo e preparo, para que a bebida seja explorada ao máximo em todas as suas particularidades, passando pelo sabor, indo para o aroma e destacando a sua acidez e demais qualidades. Mas, para fazer o café perfeito, a medida de pó e quantidade de água são muito importantes, sendo essa a fórmula ideal: para cada litro de água, utilize de 80 a 100 gramas de café, o que equivale a 5 ou 6 colheres de sopa. 

Um detalhe muito importante é que o café pode oxidar muito rápido quando está moído, pois entra em contato com o oxigênio e perde propriedades. Por isso, a dica é optar por comprar em grãos, para preservar o seu sabor e aroma original. Para moer em casa, o moedor é o equipamento ideal. Bata quantas vezes forem necessárias até ficarem bem moídos, ao seu gosto.

Para escolher os grãos ideais, os mais claros têm mais nutrientes e antioxidantes que fazem bem para a saúde. Os cafés fortes ou extrafortes são mais escuros.

Para conservar, eles devem ser guardados em recipientes de vidro, cerâmica ou latas metálicas — sempre com fechamento hermético, mantendo em um local arejado, escuro e livre de umidade, além da embalagem ficar à distância de fontes de calor, como fogões e micro-ondas.

Confira algumas formas de apreciar essa bebida tão adorada por todos:

Café de filtro

Pode ser feito na cafeteira elétrica tradicional ou direto no copo, utilizando, geralmente, o pó com a moagem fina. O resultado é um café não muito encorpado, menos amargo, suave e leve, já que o coador retém todos os sólidos.

É uma das formas mais utilizadas entre os brasileiros e a facilidade também se dá pela praticidade de ter um café fresquinho a qualquer hora do dia, bastando adicionar o pó no compartimento (ou no suporte para filtro – se for no copo), a água no reservatório ou água quente em cima do pó, esperando a bebida ficar pronta.

Coador de pano

Com sabor característico e remetendo às lembranças antigas de família, ele é um método de preparo tanto para cafés tradicionais, quanto especiais. Feito de algodão e com um anel de metal para segurar o pano, ele é reutilizável e não interfere no sabor da bebida, resultando em um café cremoso e cheio de sabor. Depois de utilizado, basta lavar bem e colocar para secar.

Dica: ao prepará-lo, a água não pode estar muito quente. Segundo a Associação Nacional do Café, a temperatura ideal da água para se fazer a bebida está entre 90° a 96°C.

Prensa francesa (french press)

Para fazer a bebida com esse tipo de cafeteira, deve-se colocar o pó no fundo e colocar água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos; depois, empurra-se o êmbolo para baixo e o café é filtrado, pois o equipamento tem um filtro de metal. O resultado é um cafezinho encorpado e com leve acidez cítrica. Para utilizar a prensa francesa, deve-se usar um café de moagem grossa, uma vez que o utensílio não utiliza filtro de papel, e sim uma tela fina que separa líquido de sólido.

Cafeteira italiana ou moka

Para fazer café na moka, é bem simples: coloca-se água na parte de baixo da cafeteira e, na parte de cima, no recipiente furado, o café. A parte de cima deve ser rosqueada e a moka deve ir ao fogo. Quando a água ferve, ela passa pelo pó e a bebida sobe, ficando armazenada na parte superior. O resultado final é uma bebida com pouca acidez.

Utilizando o seu Zaffari Card e Bourbon Card, você parcela tudo de eletro e bazar em até 10x sem juros, além de criar momentos e receitas incríveis utilizando produtos de qualidade. Confira algumas dicas e variações de como usar o café no nosso canal no YouTube e aproveite as ofertas.

A Revista de Ofertas RS é válida de 22 de abril a 08 de maio.

A Revista de Ofertas SP é válida de 22 de abril a 08 de maio.

11 respostas para “Aprenda a preparar o café perfeito”

  1. Mariluce disse:

    Excelentes dicas . Boa pedida para o inverno que se aproxima.

  2. Neiva lourdes tonet disse:

    Muito bom receber essas informaçoes sobre o café!
    Vou conferir se vocês tem a Prensa Francesa, pois será meu próximo investimento!
    Amei. Grata!

  3. Neiva luisa disse:

    AMEI RECEBER AS INFORMACOES SOBRE O CAFÉ
    GRATA!

  4. CARLA BEATRIS SANHUDO DA CRUZ disse:

    Mto boa está reportagem. Ou melhor as dicas

  5. Marilene de Fátima Arend disse:

    Adoro café de filtro de papel.

  6. Sirlei Mota disse:

    Já estou com a minha revista só esperando o melhor dia do meu cartão para aproveitar as ofertas.

  7. Clarissa Marinsek de Castilhos disse:

    Apreciei muito o documentário . Fiquei com saudades da minha cafeteira italiana . Vou me presentear
    Feliz dia das mães !

  8. Zenir Boanova disse:

    Boa noite. Gostei muito das dicas.

  9. Lili Marlene disse:

    Perfeito!

  10. Loraci Amorim disse:

    Amo cafe ,nada melhor do que levantar de manhã e vir seguindo o cheirinho de cafe passado pela minhas filhas

  11. BERNARDO COLNAGHI disse:

    0timo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente