Menu

Notícias

28/04/2021

Biscoito ou bolacha: descubra do que é feito o Tiramisu

Sobremesa italiana te transporta a Vêneto com muito amor

Se as suas viagens em família tiveram que ser adiadas, isso não significa que a sua casa não possa se tornar o ambiente perfeito para criar boas lembranças. Que tal deixar seu fim de semana mais italiano com a ajuda do seu Zaffari Card e Bourbon Card? A dica é apostar no Tiramisu, sobremesa típica daquele país e que gera muitas curiosidades em ambos os lados do oceano.

Considerado um dos doces que mais representam a Itália, o Tiramisu alia a cremosidade do mascarpone, a intensidade do café e a crocância do biscoito champanhe, todos distribuídos em generosas camadas que elevam o astral de qualquer um que prove essa delícia. Inclusive em tradução livre, Tiramisu quer dizer “levanta-me”, por isso não há dúvidas de que é a sua escolha perfeita.

Tiramisu de muitas curiosidades

Várias regiões italianas afirmam ter criado o Tiramisu. De Piemonte passando pela Lombardia até a Toscana. Mas a versão que tem mais força é a de que foi na região de Vêneto, especificamente em Treviso, que foram misturados os ingredientes pela primeira vez. Reza a lenda que a sobremesa foi criada para dar energia às crianças de um orfanato. Independentemente do lugar onde foi criado, continua ganhando fama por onde passa e conquistando paladares de todos que gostam de viajar através da gastronomia

Tiramisu de biscoito ou bolacha?

No Brasil a origem da sobremesa em si não chama tanta atenção. Por aqui a grande dúvida dos degustadores é em relação ao ingrediente: biscoito ou bolacha champanhe?

É provável que essa batalha seja mais antiga que o próprio Tiramisu, mas a verdade é que ambos os termos estão corretos na língua portuguesa. De acordo com o órgão que regula a produção desses alimentos, bolacha e biscoito são iguaizinhos em termos de fabricação e consumo.

Para o professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), Luis Augusto Fischer, a polêmica se dá em torno da linguagem humana, que passa por um processo de mudança, no tempo e no espaço. Esse processo tem a ver com a dinâmica da fala, mais do que com a escrita. “Na fala, entram elementos muito diferentes, conforme a região: muda a melodia da frase, mudam as ênfases.”  

Depois de tantas histórias, não tem como ficar sem degustar esta delícia e se teletransportar para a Itália. Por isso, confira a receita de Tiramisu, aproveite a oferta* de biscoito champanhe – exclusiva dos Cartões Zaffari Card e Bourbon Card, escolha o dia e crie este momento único com sua família. 

*Oferta válida de 27 de abril a 9 de maio, em todas as lojas Zaffari e Bourbon do RS.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente