Novidades

Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir

Conheça técnicas de harmonização de comidas com a bebida

03/09/2019

Tomar uma xícara de café preto logo ao acordar é algo sagrado para você? Esse ritual é muito comum em grande parte dos lares brasileiros; não são poucos aqueles que, para começar o dia com o pé direito, precisam de uma caneca cheia. Mas muito além do café da manhã, o café é uma bebida que pode ser consumida de diferentes maneiras e em diversos momentos do dia.

Na gastronomia contemporânea, muito se fala a respeito das técnicas de harmonização de alimentos e bebidas, com o intuito de realçar os sabores dos ingredientes e surpreender os sentidos, brincando com diferentes gostos e texturas na boca.

Depois das combinações entre comidas e bebidas como vinho e cerveja, chegou a vez das experiências gustativas com a bebida mais popular do mundo. Quer saber um pouquinho mais sobre as técnicas de harmonização com café? Ao final do texto, apostamos que você vai ficar com vontade de testar!

Os gastrônomos garantem: a combinação de cafés e alimentos repete a lógica comum aos vinhos: pode ser feita tanto por semelhança quanto por contraste. Na harmonização por similaridade, juntam-se dois elementos com características parecidas; um café mais adocicado com alimentos levemente açucarados, por exemplo. Neste tipo, o objetivo é intensificar a característica de sabor tanto da bebida quanto do doce. Já a combinação por contraste dá ênfase a características opostas e complementares. Um café de alto amargor com uma sobremesa bem doce. Aqui, a ideia é encontrar o equilíbrio no paladar.

Com o café, ingrediente rico em características sensoriais (doce, amargo, ácido) e de potência variada (da suave a mais intensa), é possível repetir ou até mesmo criar uma série de harmonizações interessantes. Compartilhamos com você algumas possibilidades para testar em casa:

CAFÉ & CHOCOLATE

Nesta combinação, equilíbrio é a palavra de ordem. Por isso, a harmonização por contraste é a mais indicada para extrair os melhores sabores da dupla café e chocolate. Uma sugestão é consumir cafés de torra mais clara com chocolates com percentual de cacau superior a 70%. O resultado será harmônico entre os sabores intensos e amargos do chocolate e a suavidade, notas adocicadas e acidez equilibrada do café.

CAFÉ & QUEIJO

Um clássico mineiro! A versão mais tradicional é associação dos queijos cremosos e salgados com o tradicional cafezinho coado; essa não tem erro. Para paladares mais apurados, uma sugestão é harmonizar queijos suaves com cafés igualmente suaves e aqueles de sabores mais marcantes com cafés fortes. Já para uma combinação de contraste, a dica é apostar em queijos salgados com cafés mais adocicados e queijos doces com cafés de maior nível de acidez. Experimente degustar queijos repousados ou salgados com café espresso e queijos frescos ou moles com a bebida filtrada.

CAFÉ & SOBREMESA

Aquele cafezinho depois da refeição não pode faltar, não é? Combinando com as sobremesas certas, você vai elevar o momento a um novo nível de prazer gastronômico. O segredo desta harmonização está na intensidade dos sabores: quanto mais doce for a sobremesa, mais encorpado e potente deve ser o café. Uma torta de chocolate ou doces como brigadeiro, por exemplo, casam bem com uma dose de café encorpado; já doces mais suaves e que levam menos açúcar na receita combinam perfeitamente com uma xícara de café coado ou filtrado.

CAFÉ & SALGADOS

Café no prato principal, por que não? Inúmeros grandes chefs apresentam pratos elaborados em que um toque de café é fundamental para realçar os sabores salgados dos alimentos e garantir criações ousadas e interessantes. Receitas à base de peixes, carnes bovina, suína e menos comuns, como pato e cordeiro, harmonizam perfeitamente com café, seja em um molho encorpado ou nas marinadas das carnes.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as técnicas para combinar com perfeição alimentos e café, arrisque na cozinha! Teste novas receitas, perceba como os ingredientes se apresentam ao paladar e surpreenda-se com novas possibilidades. Lembre-se de comprar as melhores marcas de café com os descontos do seu Zaffari Card ou Bourbon Card e fazer bonito nas harmonizações.

Atualize seu cadastro para receber novidades e promoções

ATUALIZAR

Ainda não é cliente?


Cadastre seu e-mail para conhecer todos os benefícios do cartão


App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na Google Play! Baixe nosso aplicativo na App Store!