Menu

Notícias

11/11/2020

Casa, trabalho e cozinha

Transforme a alimentação em sua gestora de home office

Organização e planejamento fazem parte do trabalho no home office. E ao contrário do que muita gente pensa, não é necessariamente a sua alimentação que precisa se adaptar aos novos tempos. Uma dieta bem planejada pode justamente coordenar sua rotina de trabalho, manter horários e agendas mais estáveis, das refeições principais até os breaks para um lanchinho. No home office, a alimentação não precisa ser hora-extra. Ela tem tudo para se tornar a melhor gestora da sua produtividade e bem-estar. Leia e confira ótimas orientações com o apoio da nutricionista Anne Dalla Costa. E, como sempre, aproveite as vantagens do Zaffari Card e Bourbon Card para tornar tudo mais fácil e eficiente.

1. A logística na cozinha para comprar, preparar e armazenar

Você pode ou não preparar todas as refeições da semana antecipadamente, desde que sua cozinha esteja pronta para tudo. Se quiser antecipar ao máximo o trabalho de forno e fogão, a primeira dica é ir além da tradicional lista de compras. Pense antes em um planner, ou seja, um cardápio com tudo que pretende comer em cada dia e refeição. Confira aqui algumas dicas básicas para começar a se organizar.

Pronto. Você já pode ir às compras. Mas o que fazer com elas quando chegar em casa? Estamos falando de validade, frescor, evitar desperdício e bagunça. Portanto, a prioridade é ter a casa organizada. Pensar na distribuição dos produtos nos armários, os potes para armazená-los, a limpeza e higienização em geral. É assim que se recepciona o que você vai comer nos dias seguintes. Se for cozinhar para a semana toda, escolha um dia mais apropriado para fazer a feira e outro para preparar os alimentos.

Agora mãos à obra, é preciso transformar teoria em prática. Digamos que sua sacola chegou cheia de hortifrutis. Antes de armazenar cenouras, por exemplo, você pode lavar, picar e assar. Guarde-as em potinhos transparentes, de preferência de vidro para poder visualizar e, se quiser, levar direto para o microondas. No caso de folhas verdes, uma ótima dica da nutricionista Anne Dalla Costa é deixá-las bem sequinhas depois de lavar e acomodá-las separando cada uma com folhas de papel toalha. Assim, o papel absorve a umidade e mantém a higiene, o que aumenta a durabilidade na geladeira – cerca de 15 dias. A validade dos alimentos, por sinal, é um dos critérios mais importantes para o planner. Em geral, recomenda-se deixá-los de 48 a 72 horas na geladeira. Se o período for mais longo, o congelamento no freezer é o mais indicado (não esqueça das etiquetas com as datas). Confira aqui mais dicas para manter a despensa bem abastecida e organizada.

2. Um bom café da manhã dá um ótimo exemplo para o resto do dia

Que tal ter tudo pronto para o café da manhã antes mesmo de acordar? A ideia de planejar as refeições ajuda muito em horas do rush como o início da manhã. Além de um iogurte gostoso e frutas picadas, vale deixar algumas delícias pré-prontas. As panquequinhas ou crepes, por exemplo, são bem fáceis de fazer, confira esta receita e experimente. Você pode variar os recheios com proteínas como geleias e algum queijo bem leve. Ou mesmo usar os ingredientes da tapioca, mais leve e sem glúten. Fácil, fácil você prepara de cinco a sete dessas delícias para a semana.

3. Slow food – O “novo normal” é comer sem correr

Slow food é mais do que comer devagar. Indo na contramão do fast food, trata-se de uma atitude de respeito à sua própria refeição, ao tempo que ela merece e à valorização da experiência sensorial. Desde o momento de preparar as receitas até a última colherada da sobremesa, o aproveitamento de cada aroma, sabor e textura contribui para a sensação de saciedade sem exageros. Tudo isso faz da slow food uma ótima orientação para coordenar sua jornada de trabalho. Ou seja, assim cada refeição tem seu tempo. Acredite: com slow food você pode até contemplar as cores dos ingredientes no seu prato. Fica fácil entender a importância dessa postura no dia a dia do home office, não é? Valorize o momento do break, evite comer em sua estação de trabalho ou escritório, procure um ambiente que contribua para uma experiência prazerosa. Se você não tem acesso a um espaço ao ar livre, é possível transformar ambientes internos com criatividade e muito verde. Veja aqui algumas dicas.

4. Sobre cafés, carboidratos e produtividade

O universo dos cafés está em plena expansão. Cada vez mais encontramos uma variedade maior de sabores, aromas e receitas sofisticadas a degustar. Contudo, para muita gente o momento do café continua sendo parte de um processo de concentração no trabalho. De fato, tanto um expressinho quanto uma receita premium podem melhorar a produtividade. Mas lembre-se: nem no expresso pode haver excesso. O ideal é limitar-se a três xícaras por dia para não provocar ansiedade. Também faz bem respeitar um prazo importante: cafeína só até as 16h para garantir uma noite bem dormida. Do mesmo modo, o sono é o ponto de equilíbrio para dosar o consumo dos carboidratos, que têm o efeito contrário. Quando em excesso, eles exigem uma grande liberação de insulina, o que resulta em muitos bocejos e sensação de cansaço. Por outro lado, como afirma a nutricionista Anne Dalla Costa, carboidratos podem contribuir para outro processo importante da vida profissional, o repouso: “Esse relaxamento do carboidrato pode ser interessante em alguns momentos. Por exemplo, consumir uma quantidade de carboidrato na janta nos ajuda a ter um sono melhor. Só deve ser realmente em uma porção adequada, em torno de ¼ do prato”.

Quando nos conscientizamos sobre nossa alimentação, o trabalho em casa fica mais home do que office. As refeições não são um peso durante o expediente e sim uma outra forma gratificante de fazer o dia render. A saudabilidade faz parte do sucesso. Dê atenção aos horários, programe-se e desenvolva uma boa relação com o tempo. Assim, você qualifica sua qualidade de vida. E por falar em qualidade, lembre-se que as vantagens do Zaffari Card e Bourbon Card estão a seu serviço até nos finais de semana. Bom trabalho e bom apetite!

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente