Menu

Notícias

20/11/2020

Cervejas especiais para os paladares mais exigentes

Aprenda a escolher, harmonizar e saborear

Beber uma cerveja artesanal é só a etapa final de um longo processo. Ok, é a etapa mais gostosa de todas, mas apreciamos ainda mais quando sabemos tudo que foi feito até ela chegar aos nossos copos. A produção de cerveja artesanal é parte de um vasto mercado, mas também uma grande arte. Nesse sentido, tanto fazer quanto beber exige talento e conhecimento. Saber escolher, degustar e harmonizar com comidas específicas é um exemplo. Confira algumas, ou melhor, muitas dicas sobre cervejas artesanais que o Zaffari Card e Bourbon Card separou para você.

1. Apreciando a maestria cervejeira

Artesanal é uma palavra que remete a um ambiente caseiro, de pequenas proporções e até um tanto amador. De fato, todos que praticam a arte da cerveja “amam” o que fazem, mas existem diferentes níveis de envolvimento. Há mestres cervejeiros e cursos para especialistas, críticos e premiações, empresas locais e todo um mercado internacional. O importante é que as criações mais elaboradas chegam até você, enquanto a variedade só aumenta. E cada encontro com as cervejas é uma experiência longa e cheia de detalhes saborosos: bebe-se menos e bebe-se melhor, como é costume dizer nesse meio. É muito mais que uma bebida alcoólica. São cores, sabores, aromas, trajetórias.

2. O roteiro das melhores cervejas

Boa parte do processo é a própria cerveja que faz. Isso porque, de certa forma, os ingredientes em si têm vida própria e só precisam de um empurrãozinho. O lúpulo (uma planta), o malte (cevada germinada), as leveduras (espécie de fungos) e a água estão sempre se transformando. Quem conhece os pães de fermentação natural já tem uma ideia do que acontece. No caso da cerveja artesanal, o amadurecimento, a inoculação e a ativação de enzimas são processos naturais controlados pelo tempo e apenas administrados por mãos humanas. É aí que entra o lado artístico: dar uma personalidade única ao que a natureza faz de melhor. A própria água de cada localidade reflete no sabor. Esse é mais um motivo para conferir marcas de diferentes nacionalidades, as alemãs, as belgas, americanas, brasileiras, um mapa-múndi de tradições artesanais e novidades experimentais. Afinal, não é preciso passar nenhum trabalho para provar essas delícias, pois estão disponíveis na rede Zaffari e Bourbon, onde você aproveita os benefícios exclusivos de Cliente Preferencial.

3. Qual delas faz o seu tipo?

É possível encontrar mais de 120 tipos de cervejas artesanais mundo afora. Para organizar tanta coisa boa, elas pertencem a três grandes categorias, subdivididas em estilos. As cervejas do tipo Ale são as mais encorpadas e complexas, sendo degustadas em estilos como stout, english pale ale e trapista. As Lagers, extremamente populares, caracterizam-se pela leveza. É provável que você conheça alguns estilos desse tipo, afinal são as mais consumidas no mundo e  clássicas dos churrascos brasileiros, as famosas Pilsen e American Lager. Em outro patamar estão as Lambics, tipicamente belgas e de custo mais elevado. De qualquer forma, são cada vez mais raras e de distribuição limitada. Resumindo, o que define o estilo dentro destes tipos ou “famílias” é a combinação de fermentação, do teor alcoólico e da coloração mais clara ou mais escura. É muita variedade, não? Faça uma experiência: quando estiver frente a frente com uma prateleira cheia dessas maravilhas, tire um tempinho para contemplar os rótulos. Eles ajudam a decidir informando a composição, a proveniência e ainda nos brindam com marcas criativas que transmitem a alma da cerveja que espera ali dentro. Ah, depois de escolhê-las, atenção aos copos, vale a pena procurar o apropriado para saborear cada estilo!

4. Beba com moderação e harmonização

Bebe-se cerveja artesanal como se produz, devagar e curtindo cada etapa. E sempre é bom ter companhia, ou seja, uma comida especial para esses momentos. Nada contra batatinha frita, mas uma cerveja artística merece outras parcerias. Confira aqui como combinar com a turma dos nuts: nozes, castanhas, amendoins e muito mais. Sempre dá para servir platters e criar aquele clima de boteco para o encontro com amigos. Afinal de contas, a melhor maneira de promover a moderação é a harmonização gastronômica. Ainda há opções mais inusitadas, como casquinhas de laranja cristalizadas e até chocolates.

A apreciação das cervejas artesanais aguça todos os sentidos. Da escolha do estilo à maneira de servi-la no copo, passando pelos acompanhamentos, cada copo sempre rende muito assunto. Tanto que não cabe tudo aqui. Mas o Zaffari Card e Bourbon Card tem vantagens de sobra para sua primeira rodada de cervejas artesanais, além de descontos exclusivos em produtos selecionados. Um brinde à arte e saúde! Beba com moderação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente