Menu

Notícias

21/07/2022

Chocolate: mitos e verdades

Tire suas dúvidas sobre o doce mais adorado do mundo

Ao leite, amargo, meio amargo, branco, crocante, trufado… São tantas versões, uma mais gostosa que a outra, que fica difícil resistir a um chocolatinho, não é mesmo? A boa notícia é que, com equilíbrio e consciência, você pode se entregar sem culpa aos prazeres de um bom chocolate, saciando a sua vontade de comer o doce que é o mais apreciado no mundo inteiro.

Porém, na mesma medida em que tem muitos adoradores, as delícias de cacau também levantam inúmeras dúvidas a respeito do seu consumo. Vicia? Dá espinha? Faz bem ao coração? 

Para saber a resposta para essas e outras perguntas sobre o tão amado chocolate, confira o conteúdo que seu Zaffari Card e Bourbon Card prepararam para você.

Ofertas Rio Grande do Sul

A Revista de Ofertas RS é válida de 14.07.2022 a 27.07.2022.

CHOCOLATE VICIA?
Mito.
Até hoje, nenhum estudo mostrou que as substâncias presentes no cacau podem causar dependência fisiológica. No entanto, sabe-se que o açúcar, presente em alguns tipos de chocolate, estimula a produção do hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de bem-estar e que pode fazer com que o organismo fique dependente deste tipo de substância.

CHOCOLATE PODE SER TÓXICO PARA PETS?
Verdade.
Mantenha gatos e cachorros bem longe dos chocolates. Isso porque o doce possui teobromina, uma substância que não é absorvida ou eliminada pelo organismo dos bichinhos de estimação, podendo causar intoxicações e até mesmo levar à morte.

CHOCOLATE DÁ ESPINHA?
Mito.
Embora esse seja um conceito muito difundido mundo afora, a verdade é que nunca comprovou-se que o chocolate possa provocar acnes ou espinhas. A acne é consequência de um desequilíbrio hormonal – o que não tem relação com o consumo de chocolate. Porém, por tratar-se de um alimento com elevado índice glicêmico, pode ser um agravante para pessoas com problemas hormonais já existentes.

CHOCOLATE AJUDA A MELHORAR O HUMOR?
Verdade.
Boa notícia! O seu chocolatinho tem mesmo o poder de deixar o seu dia mais feliz. Isso porque o doce possui substâncias que estimulam a serotonina e a endorfina, que são os neurotransmissores responsáveis pelo prazer e que causam um aumento da sensação de bem-estar e felicidade. Inclusive, estudos mostram que o consumo de chocolate por mulheres na TPM, pode ajudar a diminuir os efeitos do humor durante o período.

CHOCOLATE É POBRE EM NUTRIENTES?
Mito.
O chocolate possui antioxidantes, proteínas, hidrato de carbono, minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, em doses moderadas, é possível ter uma alimentação balanceada sem abrir mão do seu chocolatinho.

CHOCOLATE FAZ BEM AO CORAÇÃO?
Verdade.
Considerada uma gordura “do bem”, a gordura presente no cacau tem melhora os índices de colesterol, uma vez que os flavonoides contidos na planta do cacau têm um efeito positivo na elasticidade dos vasos sanguíneos e na pressão sanguínea. Por isso é que, inclusive, é recomendado a ingestão de um pedaço pequeno de chocolate amargo todos os dias para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

QUANTO MAIS AMARGO O CHOCOLATE, MAIS SAUDÁVEL?
Verdade.
É isso mesmo: quanto maior for a quantidade de cacau na composição do chocolate, mais benefícios ele trará para o organismo. Optando pelos chocolates com mais de 50% de cacau na composição, você estará ingerindo menores índices de açúcar e de gorduras saturadas.

Agora que esclarecemos alguns dos mitos e verdades que rondam o universo dos chocolates, você já sabe que as delícias do cacau não precisam ser vistas como vilãs da boa alimentação. Muito pelo contrário! Fazendo boas escolhas, é possível levar uma vida com equilíbrio e sem abrir mão do seu docinho.

Ofertas São Paulo

A Revista de Ofertas SP é válida de 14.07.2022 a 27.07.2022.

E se ler tudo isso deixou você com vontade de comer chocolate, não deixe de passar na loja Zaffari e Bourbon mais próxima para aproveitar os descontos exclusivos que só seu Zaffari Card e Bourbon Card oferecem. 

A Revista de Ofertas RS é válida de 14.07.2022 a 27.07.2022.
A Revista de Ofertas SP é válida de 14.07.2022 a 27.07.2022.

Uma resposta para “Chocolate: mitos e verdades”

  1. Sandra disse:

    Vocês aqueceram de relacionar o chocolate e Diabetes, uma doença tão comum entre a população…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente