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21/01/2021

Cinco superalimentos para ter sempre na despensa

Frutas, vegetais e grãos com grande poder nutricional para incluir na dieta

Quem ama alimentação saudável já deve ter ouvido falar dos superalimentos, ou superfoods. Antes de mais nada, eles são ricos em vitaminas, minerais, gorduras saudáveis e antioxidantes que trazem uma série de benefícios à saúde. Ou seja, podem reduzir o risco de hipertensão, doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. De fato, são perfeitos na hora de integrar a sua alimentação diária.

Além disso, essas comidas naturalmente turbinadas – frutas, vegetais e grãos – costumam estar entre os alimentos presentes na geladeira ou despensa de muitos brasileiros. Portanto, certamente já fizeram ou fazem parte da sua dieta, embora talvez você nem conheça o potencial de cada uma delas. Pensando nisso, o seu Zaffari Card e Bourbon Card preparou um conteúdo especial sobre cinco superfoods para incluir na sua alimentação a partir de hoje e ter uma vida mais saudável.

1. Café, o superalimento eleito queridinho do brasileiro

O café nosso de cada dia está presente em muitos momentos da nossa rotina alimentar e na dose certa só oferece benefícios. Em primeiro lugar, o café é rico em antioxidantes, especialmente flavonoides, por isso mesmo ele é um dos ingredientes responsáveis sobretudo por proteger o sistema cardiovascular. Em segundo lugar, o café é um dos alimentos mais pesquisados no Google, entrando recentemente para a lista seleta de superfoods. Por fim, temos uma receita de milk shake de café do Receitas Zaffari que é um achado quando o assunto é se refrescar nos dias escaldantes de verão.

2. Superalimentos podem sim ser democráticos

Quem disse que os alimentos precisam ser inacessíveis? Não é à toa que a maçã está entre as frutas mais nutritivas e populares do país. Saudável, cheirosa e saborosa, ela tem todas as características de um superalimento devido às suas quantidades de quercetina. Em resumo: um tipo de oxidante que reduz a pressão arterial, abre os vasos sanguíneos e melhora o desempenho atlético de resistência. Mas você não precisa se resumir ao consumo da fruta in natura. Afinal, em poucos minutos é possível preparar o snack funcional de maçã, uma combinação perfeita entre maçã, nozes, granola, uva passa e pasta de amendoim para o lanche da tarde.

3. Azeite transforma receitas em superalimentos

O óleo que você utiliza serve não apenas para temperar saladas como também para o preparo de outros alimentos. O azeite de oliva garante um sabor especial às refeições, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Este superalimento previne, por exemplo, doenças degenerativas e câncer, contribui para o controle do colesterol e auxilia na absorção de vitaminas. E tem mais: uma combinação bem-feita de ingredientes é capaz de transformar o queijo mais sem graça em uma iguaria de refinado sabor. Confira a receita de queijo marinado no azeite e ervas:

 

4. Uma explosão de antioxidantes

Além do colorido verde incrível que confere às preparações de sucos e chás, o matcha é um superalimento de sabor intenso. Ou seja, supera o poder antioxidante de um suco de laranja, tem função desintoxicante, melhora a memória e concentração e aumenta ainda o metabolismo. Esse ingrediente é originário do Japão e encontrado no Brasil em forma de pó, com o qual normalmente são feitos chás. Elaborado com folhas selecionadas, tem altíssima qualidade para ser adicionado a inúmeras receitas. Então, chegou o momento de usufruir dos benefícios que esta planta traz para a saúde e o bem-estar com uma receitinha que combina suco verde e matcha.

5. Mirtilos e longevidade

Uma xícara e meia por dia de mirtilos frescos ou congelados é suficiente para aumentar a longevidade. Segundo especialistas, essa fruta é um superalimento rico em vitaminas e minerais que fazem bem para o coração, melhoram a função cerebral, controlam o diabetes, o estresse e as dores nas articulações e músculos. Não perca tempo e comece neste instante a preparar a deliciosa receita de bites de iogurte para servir gelada e se refrescar nesta estação. 

Os superalimentos estão aí para serem consumidos, de preferência, diariamente. Com um pouco de planejamento, prática e ingredientes de qualidade é possível introduzi-los em todas as refeições. Utilizando o seu Zaffari Card ou Bourbon Card, você aproveita produtos com descontos exclusivos e ainda acumula pontos para trocar por vales-compras.

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