Menu

Notícias

20/05/2022

Como conciliar o home office e o cuidado com os filhos

Com a mudança de rotina desde o começo da pandemia, em 2020, muitos pais e mães precisaram se reinventar e criar estratégias para conciliar o trabalho e o cuidado com os filhos.

Mesmo após esse tempo, o cenário ainda é real para muitos, que permanecem em regime híbrido ou home office até hoje. Desde então, calma, carinho e paciência são fundamentais diante dos eventuais obstáculos enfrentados para manter a produtividade e, mesmo assim, se fazer presente na vida dos pequenos.

Com as diversas responsabilidades e o estresse do dia, têm coisas que parecem mais difíceis do que são, porém, estabelecendo uma rotina saudável e organizando a agenda, tudo pode ficar mais tranquilo e se tornar positivo para ambas as partes.

Confira algumas práticas que você pode adotar em casa para trabalhar remotamente e distribuir um tempo de qualidade para cada função:

1ª regra: não se cobre demais

Tudo bem querer fazer tudo ficar perfeito, porém, para evitar sofrimento caso algo não saia como o planejado, não fique se cobrando se a casa não está limpa, se o dia não rendeu como você gostaria, se a comida não está pronta no horário. Sinta-se bem se terminar o dia e você tiver feito o seu melhor, mesmo que não tenha conseguido dar conta de tudo.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça horário para as sonecas, refeições e atividades e pense em tudo com antecedência pois, mesmo que o trabalho seja mais flexível, nem sempre tudo vai sair como planejado e em algum momento do seu dia o seu filho vai exigir algo de você.

Mesmo que isso aconteça, mantenha uma estrutura e uma rotina como se fosse trabalhar em um escritório, com horário de início e fim. Levante-se cedo, tome um café de qualidade na presença da família e procure se arrumar para o trabalho remoto. Assim, ficará mais fácil assumir a função de profissional e se distanciar das tarefas de casa.

Elenque as prioridades

Fazer tudo ao mesmo tempo não é saudável para ninguém e, no fim, não se dá conta de nada. Faça uma lista de prioridades e dê preferência para as tarefas inadiáveis. Com planejamento, o dia rende mais e você se foca no que é essencial.

Separe um local específico para o trabalho e o lazer

Nada de construir um novo cômodo! Você pode criar regras e delimitar espaços para as brincadeiras e para o trabalho sem ter de fazer obra. Seja em uma mesa na sala ou em um escritório em casa, a ideia é explicar de forma carinhosa que, mesmo que você esteja em casa, precisa trabalhar e em seguida vocês farão atividades juntos. O diálogo é o melhor amigo: basta tentar conversar com as crianças e informar que aquele espaço, durante aquele período de tempo, é reservado para os pais trabalharem. Seja sincero, mesmo que a criança não entenda.

Mantenha as crianças ocupadas

Para dedicar-se às suas atividades profissionais, propor brincadeiras para que as crianças se mantenham ocupadas e distraídas ao longo do dia é muito importante. Quebra-cabeças, desenhos, livros, filmes e jogos educativos são sempre boas escolhas. Além de minimizar as chances deles interromperem o seu expediente, é uma boa alternativa para que depois vocês passem um tempo conversando sobre aquela atividade.

Procure descansar

Não é porque se trabalha em casa que você não pode tirar um tempo para descansar. Procure combinar com a sua equipe uns minutos durante o dia para desopilar a cabeça e dedique esse tempo para não fazer absolutamente nada. O horário da soneca das crianças é a hora ideal para dar uma folga para o corpo e a mente.

Planeje atividades com as crianças

Para as crianças menores, a presença dos pais é muito importante, por isso, converse honestamente com seu chefe para tirar pequenas pausas e suprir a carência dos filhos.

Se puder, tente escolher os melhores horários para reuniões e reorganize os prazos de entregas de acordo com a rotina.

Lembre-se que, por mais que seja exaustivo, é uma oportunidade para aproximar pais e filhos. No futuro, isso será lembrado com muito amor e carinho.

Tenha paciência

Os pequenos nem sempre vão conseguir cumprir regras o tempo inteiro. Nesse momento, a paciência e buscar entender como está sendo essa situação para eles também é importante. Também não sobrecarregue seu filho com lições e excesso e limitações (de espaço e tempo), isso pode não ser saudável para a relação de pais e filhos. Com conversa, planejamento, descanso e paciência, tudo se tornará mais leve.

As lojas Zaffari e Bourbon estão com ofertas imperdíveis para você e seu bebê. Confira abaixo tudo que você pode aproveitar com seu Zaffari Card e Bourbon Card:

Revista de Ofertas RS é válida de 19.05.2022 a 05.06.2022.

4 respostas para “Como conciliar o home office e o cuidado com os filhos”

  1. Adegilda Lunardeli disse:

    Excelente matéria, parabéns!!!

  2. José Luiz disse:

    Muito bom.Já faziam isso com meus pais

  3. CARLA BEATRIS SANHUDO DA CRUZ disse:

    Ótimo as dicas . Já aproveitei e anotei as dicas .
    Mto obrigada pela oferta .

  4. Cintia Rutkoski disse:

    Adorei a postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente