Menu

Notícias

14/06/2022

Como fazer um arraial completo em família

A festa junina é umas das comemorações mais esperadas do ano. Considerada a segunda maior festa típica brasileira, ficando atrás somente do carnaval, é um símbolo e tradição para muitas famílias e grupos de amigos. A partir do mês de junho, o pretexto para reunir todo mundo é sempre um Arraial com direito a comidinhas e bebidas típicas, trajes caipiras, brincadeiras, músicas tradicionais e decoração de São João.

Mas, para uma festa junina que se preze, o planejamento é essencial. Há muitas coisas para se pensar antes que a festa aconteça e, para dar aquela ajudinha, reunimos dicas bem práticas de organização e que vão fazer você despertar a criatividade para preparar uma celebração com receitas e decorações incríveis para entrar no clima. Vem conferir!

Bandeirinhas coloridas de papel amarradas num cordão. Embaixo o arrasta pé tá pra lá de bão.

Um ambiente bem decorado faz toda a diferença e, nos arraiais, não é diferente. Uma decoração junina deve ser divertida e muito criativa, para isso, aposte em papéis coloridos, tecidos estampados e materiais que você tem em casa, como: cordões, jogos americanos, guardanapos, palitos, fitas, plaquinhas personalizadas à mão, garrafas decoradas com retalhos e balões e tudo mais que você achar adequado com a festa. Lembrando que o clima de arraial é mais descontraído e não há uma regra, podendo combinar diversas estampas e itens diferentes.

O que também não pode faltar são as bandeirinhas. Você pode utilizar revistas e jornais velhos e utilizá-las para decorar todo o ambiente – parede, mesas, colocar em cima dos bolos, portas e até nas cadeiras. Vale, também, apostar nas cores mais vivas e chamativas, como vermelho, azul, laranja e rosa e ainda complementar com flores. Fica um charme e dá mais volume aos enfeites!

Simbora para o arraiá que a Festa Junina já vai começar!

A pegada rústica e colorida é a alma da mesa perfeita. Toalha xadrez ou florida é um item indispensável nos arraiais. Para compor a mesa, as comidinhas típicas também contam como itens decorativos. Chapéu de palha em versão miniatura para colocar paçoquinhas dentro, bandeirinhas, retalhos, velas aromáticas e cumbucas coloridas também dão destaque para a mesa.

A uva passa, a banana passa. Só não passa a paçoca na barraca da praça.

E por falar em mesa, as comidinhas típicas que amamos não podem ficar de fora. São diversas opções de doces e salgados deliciosos e que farão o maior sucesso entre todos os convidados. Confira:

Pizza de atum

Pipoca com Caramelo de Doce de Leite

 

Pão de queijo de liquidificador

 

 

Café cremoso com Paçoca

 

Quentão sem álcool

 

Carapinha

 

Bolo de Fubá

E, para completar a festa, um bolo cremoso de milho com coco, maria mole caseira, canjica com doce de leite e bolinho de milho com bacon. Quem resiste?

Pula fogueira, iá iá!

Nem toda fogueira precisa, necessariamente, de fogo! Aproveite o momento em família e faça você mesmo uma fogueira segura utilizando somente papel celofane e rolo de papel higiênico (pode utilizar também pedaços de cano, palito de picolé ou outros tipos de pedaços de madeira). Além de ser sucesso, não gasta muito e fica tão lindo quanto uma original.

Vamos arrastar as chinelas!

Se você está organizando um arraial raiz, baião, xote, quadrilha e forró são alguns dos gêneros que devem estar presentes. Para ajudar você com essa missão, no nosso canal do Zaffari no Spotify você encontra uma playlist junina pronta e gratuita. É só dar o play e se divertir:

Fui atrás da felicidade e acabei no arraial!

Nada de gastar tempo indo atrás de fantasias! Se você tem alguma roupa antiga, basta misturar alguns looks (quanto mais coloridos melhor) ou costurar pequenos retalhos com estampas florais, listrados ou xadrez e tá feito o traje. Use a criatividade! Calça jeans e camisa xadrez, vestidos e jardineiras também não tem erro e sempre caem bem.

Óia a chuva!

Para animar a festa, brincadeiras também não podem faltar!

Que tal reunir a família e preparar uma diversão daquelas para ficar na história?

Veja algumas opções:

  • Pescaria: brincadeira típica e muito divertida, ela também é fácil de fazer: basta juntar EVA (para fazer os peixes), graveto, clips e cordão (para a vara de pescar) e uma caixa de sapato com areia ou algodão. Você pode optar em dar pequenos brindes aos pescadores ou fazer só pela farra mesmo.
  •  Corrida do saco: o nome já diz tudo! A alegria é ver as pessoas entrando dentro de sacos grandes de tecido e pularem até a linha de chegada.
  •  Dança da quadrilha: assim como a pescaria, esta também é muito conhecida em festas juninas e, por isso, não pode ficar de fora! Junte todos em pares e coloque todo mundo para dançar muito!
  •   Jogo das argolas: nesta brincadeira você mesmo pode montar em casa com garrafas de plásticos e argolas para cortina. Grude as garrafas com cola quente em um suporte para não caírem. Se quiser, dê pequenos prêmios para quem ganhar!
  •  Boca do palhaço: assim como a brincadeira anterior, esta você também pode criar em casa, basta ter uma tábua de madeira, fazer um furo grande no centro e pintar a cara de um palhaço.
  •  Derruba-latas: Pode ser latas de achocolatado, milho, ervilha ou o que tiver em casa sem uso. Vale com a mão ou o pé, o propósito do jogo é derrubar todas as latas com uma bola, como um boliche.

Ô, festa boa, sô!

E, para finalizar, que tal deixar esse momento incrível registrado da melhor forma? Para isso, acesse o nosso filtro de Instagram e deixe o seu arraial mais colorido e animado, não esquecendo de nos marcar nas redes sociais: https://www.zaffari.com.br/ler-novidade/o-seu-arraial-vai-ficar-mais-colorido-e-animado-do-que-nunca/

Para deixar essa experiência ainda mais completa, passe nas nossas lojas mais próximas de você e aproveite todas as ofertas e benefícios para clientes preferenciais que utilizam o Zaffari Card e Bourbon Card.

A Revista de Ofertas RS é válida de 14.06.2022 a 26.06.2022.

A Revista de Ofertas SP é válida de 14.06.2022 a 26.06.2022.

5 respostas para “Como fazer um arraial completo em família”

  1. Lais Schmitt disse:

    Adorei as dicas. Parabéns.

  2. eda maria ruzicki disse:

    tentei ver o video da pizza de atum e nao consegui vizualizar quantidade dos ingrediente

  3. Tania Maria Timm disse:

    Adorei as receitas e ideias viva são João

  4. Segui várias dicas, é fez sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente