Menu

Notícias

22/10/2020

Conheça a prática da Alimentação Inclusiva

Soluções gastronômicas para restrições alimentares

As escolhas gastronômicas das pessoas nem sempre se baseiam em gostar ou não gostar. Muitas vezes dependem do que elas podem consumir. Por particularidades do organismo ou mesmo convicções pessoais, cada um tem suas preferências e necessidades à mesa. A ideia de uma Alimentação Inclusiva busca equilibrar sabor, saúde e, principalmente, empatia. Veja como é possível participar dessa iniciativa aproveitando as vantagens do seu Zaffari Card e Bourbon Card, especialmente ao planejar uma refeição para não deixar ninguém de fora.

Sejam bem-vindos à inclusão alimentar

Quem não fica satisfeito ao ver um grupo de amigos e familiares degustando juntos uma refeição saborosa? Ainda mais sabendo que alguns deles têm restrições alimentares como as alergias e as intolerâncias. Aí está o ponto de partida da inclusão alimentar: saber mais sobre os outros. Ao planejar uma refeição em comum, é importante pesquisar e perguntar aos convidados se algum deles possui restrições. Saber respeitar a resposta também, é claro. Por sinal, a tendência é que tal atitude se transforme em costume. E combinar as preferências de todos não precisa ser uma dificuldade, pode até se tornar uma oportunidade. Isso porque é possível substituir ingredientes sem mudar muito uma receita tradicional, variar o cardápio e surpreender-se com sabores e nutrientes que ampliam os horizontes de sua própria dieta.

Da intolerância alimentar ao veganismo: os tipos de restrições

A variedade de incompatibilidades alimentares é vasta. Apesar de existir mais de 150 sinais e sintomas que ajudam a identificá-las, desde insônia a problemas de pele, raramente as pessoas conhecem suas particularidades. Enquanto a alergia ou hipersensibilidade ao alimento é uma resposta do sistema imunológico a determinada proteína, a intolerância é uma desordem metabólica que pouco tem a ver com imunidade. A prioridade é saber que, no caso da alergia, o alimento em questão não pode ser incluído na dieta. Por outro lado, no caso da intolerância, ele pode ser consumido em doses adequadas com acompanhamento médico. Para ambas, exames podem ser feitos em laboratório para identificar os alimentos prejudiciais. Já um tipo de restrição bem diferente é o dos regimes alimentares como vegetarianismo ou veganismo. O fato de se tratar de uma escolha baseada em convicção pessoal, não biológica ou genética, pouco altera sua importância para a alimentação inclusiva. A origem da restrição acaba não diferenciando a frustração e o constrangimento de quem se sente à parte da comensalidade social, precisando, às vezes, trazer sua própria refeição ou ausentando-se.

Versatilidade culinária e as substituições de ingredientes 

É possível preparar receitas clássicas com ingredientes não tradicionais. E acredite: talvez nem dê para notar a diferença. A substituição de alimentos é um ótimo recurso para desenvolver suas habilidades culinárias e o lado afetivo na inclusão alimentar. Há uma infinidade de alternativas, mas não tem nada melhor do que dar exemplos. Confira algumas ideias deliciosas do Receitas Zaffari:

Bolo de cenoura com adoçante sem glúten e sem lactose:

Yakisoba com spaghetti de pupunha e abobrinha. Clique aqui e veja a receita.

Polenta de grão de bico. Clique aqui e veja a receita.

Quiz! Teste seus conhecimentos sobre a Alimentação Inclusiva:

1. Como contribuir para a inclusão alimentar em um jantar com convidados?

2. Quais alimentos são mais propícios a causar reações alérgicas?

3. Quais destas restrições são secundárias na inclusão alimentar?

4. Qual o esforço indispensável para promover uma alimentação inclusiva?

Na Alimentação Inclusiva, todos são bem-vindos. Até as receitas mais tradicionais confirmam presença com a substituição de ingredientes pontuais. Agora que você sabe um pouco mais sobre restrições, soluções e empatia, que tal colocar tudo isso em prática? É um desafio à sua culinária e um convite à empatia. Começando pelas compras, conte com toda a variedade de vantagens do seu Zaffari Card e Bourbon Card. Bom apetite.

 

 

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente