Menu

Notícias

18/02/2021

Cozinha organizada? Conheça algumas dicas básicas

Pare tudo e olhe para sua cozinha. Dá para melhorar?

Quem se dedica uma vez a ter a cozinha organizada, dificilmente volta aos tempos mais caóticos. A primeira coisa a fazer é sentar no meio do ambiente, observar cada canto e mudar algumas coisinhas de lugar. Acima de tudo, é só uma questão de dar o primeiro passo e colocar a mão na massa. E para deixá-la também mais completa, aproveite a condição de parcelamento exclusiva no Bazar só para Clientes Preferenciais. Dê um banho de loja na sua cozinha!

1. Fique por dentro: armários e gavetas para uma cozinha organizada

Os armários e as gavetas exigem uma verdadeira logística. Guardar potes, por exemplo, parece uma tarefa simples, o que nem sempre se repete na hora de encontrá-los. Em primeiro lugar, é importante criar categorias que se adaptem ao seu cotidiano. Ou seja, separar por tamanho, profundidade, cores, inclusive os vazios; ou ainda por tipos de refeições, quando já estão cheios. Os utensílios maiores como espátulas e fouets também têm seu próprio cantinho. Uma solução é instalar ganchos nas paredes dos armários para pendurá-los. Cestinhos aramados funcionam bem dessa forma e abrigam uma boa variedade de objetos. Assim você ganha em espaço e principalmente em organização, além de deixar os talheres respirarem tranquilos nas gavetas.  Elas ficam muito mais versáteis com divisórias customizadas, feitas em madeira ou até com recortes de caixas de papelão. Dispondo-as em diagonal, otimizam as gavetas e adaptam-se às mudanças que você quiser.

Em uma cozinha organizada, até o interior das gavetas ajuda a transformar sua vida

2. De olho na despensa e na geladeira

Comprar, limpar e guardar. A rotina de reabastecimento da sua cozinha deve começar pela higienização tanto dos produtos quanto dos espaços. Além disso, quanto mais completa é sua despensa, maior atenção deve ser dada às datas de validade, o que ajuda a evitar o desperdício de alimentos e compras de produtos desnecessários. Nesse sentido, a rotatividade é fundamental. As despensas verticais, retráteis ou externas, podem ser grandes aliadas nessa tarefa. Além de otimizar espaços, o “método vertical” torna seu acervo de ingredientes e recipientes mais fácil de visualizar. Aliás, a visibilidade é um dos pilares da cozinha organizada. Pensando verticalmente, é possível aproveitar áreas como a lacuna entre a geladeira e a parede com uma despensa vertical compacta. E por falar em geladeira: ela abriga os produtos mais perecíveis, exigindo higienização com frequência. Dessa forma, recomenda-se uma boa limpeza a cada 15 dias.

Despensas verticais garantem melhor visibilidade e distribuição dos itens

3. Cozinha organizada é sinônimo de espaços vazios

Como a cozinha é um ambiente de intensa circulação, os espaços vazios merecem tanta atenção quanto os móveis. Sobretudo o famoso triângulo entre fogão, pia e geladeira. Afinal, é lá que a magia acontece. Primeiramente, evite colocar banquetas e objetos próximos às bordas do balcão nesta área, que deve priorizar sempre a mobilidade e a funcionalidade. Se esse espaço não está privilegiado no formato atual da sua cozinha, que tal pensar em algumas modificações? Para deixar tudo mais claro, a iluminação também precisa acompanhar as áreas de atividade culinária. Assim, dê preferência a lâmpadas direcionadas a pontos específicos como o fogão. As texturas e as cores dos ingredientes durante o preparo podem decidir o futuro de muitas receitas. Sem falar que essa percepção visual é fundamental para o envolvimento com o lado terapêutico da gastronomia.

O triângulo entre fogão, pia e geladeira é o espaço mais importante para suas atividades gastronômicas

4. Pensando na coletividade

Sempre tem alguém que não colabora muito para deixar a cozinha arrumada, não é? Louça por lavar, farelinhos na toalha e até geladeira mal fechada são problemas clássicos. Portanto, se há mais pessoas utilizando a mesma cozinha, é preciso despertar o espírito de equipe desde o início. Ou distribuem-se as tarefas ou cada um faz de tudo um pouco. Enfim, melhor mesmo é que todos entrem e saiam sem deixar rastros: “Usou? Lavou e secou”; “Comprou? Limpou e guardou”; e assim por diante. Antes de tudo, faça uma reunião com quem compartilha a cozinha com você. De forma bem humorada, explique a necessidade de dividir as tarefas de casa.

Já consegue imaginar uma nova versão da sua cozinha? Agora que você já tem boas dicas para colocar em prática, com certeza vai encontrar itens muito interessantes e úteis no Bazar das lojas Zaffari e Bourbon. Lembre-se de que o Zaffari Card e Bourbon Card oferece vantagens exclusivas para Clientes Preferenciais, como o parcelamento em até 10x no Bazar. Utilize seu Cartão e aproveite as novidades que acabam de chegar às lojas da rede Zaffari e Bourbon.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente