Menu

Notícias

29/10/2020

Cozinha Terapêutica

Cozinhar bem faz bem

Quem costuma cozinhar em casa talvez não perceba, mas está fazendo um tipo muito especial de terapia. Além dos benefícios mais fáceis de notar, como a economia e o controle de excessos, a Cozinha Terapêutica contribui para desenvolver a forma com que a pessoa se coloca e age no mundo. Administrar bem o tempo, explorar os cinco sentidos, dar atenção a pequenos detalhes e promover a empatia são só alguns exemplos. O que se aprende cozinhando não fica só na cozinha. Por isso, para você aproveitar ao máximo esse momento, reunimos sugestões para quem já cuida do próprio cardápio no dia a dia e também dicas para aqueles que estão apenas começando a pôr a mão na massa. Ou no arroz. Ou nas verduras. O importante é não ficar de braços cruzados e aproveitar as vantagens do Zaffari Card e Bourbon Card para suas aventuras gastronômicas!

1. Cada refeição é uma reflexão

Cozinhar exige foco. E como vivemos em rotinas cada vez mais agitadas, cheias de compromissos e distrações, a capacidade de concentração é melhor exercitada quando nos dedicamos exclusivamente a algo que amamos. A prática culinária exige total atenção. Segundo a chef Luiza Beck, concentração é a palavra-chave: “É uma das poucas atividades que tem o seu tempo. Costumo dizer para meus alunos que caramelo não perdoa, se não prestar atenção, ele queima!”. É claro que não se trata apenas do aspecto racional. Pode-se dizer que o lado afetivo é que sai mais satisfeito, mesmo que a porção seja para uma só pessoa. A sensação é de autossuficiência e realização pessoal. Vale a pena investir no ambiente ideal, uma cozinha limpa e organizada, para começar. Muita gente adora cozinhar ouvindo música e temos a playlist ideal, é só clicar aqui para sentir um gostinho. Já as experiências sensoriais são muito poderosas: sentir o cheiro de um tempero, a textura de uma casca de fruta e até o som de uma sopinha borbulhando nos coloca em contato com a natureza em transformação. É uma forma diferente de lidar com o tempo, sem falar na paciência. Tenha fome, mas não tenha pressa.

 

2. Tudo em casa: a despensa e a hortinha

Quando você está no comando das panelas, a qualidade e a quantidade de alimentos está sob seu controle. A própria listinha de compras é uma ótima companheira. Escolher ingredientes frescos e evitar o desperdício traz vantagens para o paladar, o bolso e o meio ambiente. No final das contas, o que parece só uma função prática do app Zaffari e Bourbon acaba sendo um ótimo treino de planejamento. Você pode ler mais sobre planejamento clicando aqui. Nas compras, uma boa dica é incluir cada grupo alimentar, como um pouco de leguminosas, um pouco de verduras, de preferência aquelas que você gosta e vai preparar com prazer. Isso também vale para as hortinhas de temperos, que adoram receber atenção. Mas no caso da home horta, é melhor investir na especialidade do que na variedade: “Começar com dois ou três vasinhos. Um alecrim, um manjericão e sálvia, por exemplo. Assim sabemos que conseguimos cuidar e usar”, recomenda Luiza Beck. E por falar em especialidade, leia mais sobre a magia do manjericão aqui.

 

3. Cozinhando com e para os outros

Mesmo que preparar um prato só para você seja uma forma de autocuidado e exija muita dedicação, mais cedo ou mais tarde os convidados vão aparecer. E quem tem o costume de cozinhar para a família e os amigos já sabe: sempre é bom compartilhar as tarefas. Tudo fica mais leve quando cada um faz sua parte, das compras à louça bem lavada. Na cozinha, as crianças merecem uma atenção extra, porém não apenas no sentido de supervisionar (segurança é fundamental!). Elas nos ensinam muito enquanto aprendem. São curiosas e criativas, verdadeiras guias da experiência sensorial, sempre comentando os aromas, manuseando e perguntando sobre os ingredientes. E para aqueles que estão em busca de afinidade e novas amizades para suas aventuras gastronômicas, há a alternativa dos cursos ministrados por chefs. Procure escolher os que têm turmas menores e não direcionados a profissionais, quem sabe um curso específico sobre um tipo de comida que você goste?

 

A Cozinha Terapêutica chega para somar. O algo mais que você procura em qualidade de vida pode estar na sua despensa esperando para ser preparado. E, se ainda não estiver, lembre-se de que as vantagens do Zaffari Card e Bourbon Card facilitam muito o momento das compras, dos vasinhos para a hortinha até os ingredientes mais refinados. Aproveite!

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente