Menu

Notícias

06/10/2020

Crianças & livros: dicas para incentivar a leitura em casa

Saiba mais sobre a leitura infantil e seus benefícios

A linguagem é a área mais importante para avaliar o desenvolvimento infantil. Entre palavras e gestos, a leitura se mostra um impulso fundamental ao garantir muito mais que a alfabetização. Ela aprofunda as ligações afetivas da família, estreitando a relação entre os pais, os filhos e o mundo. Reunimos algumas dicas que podem contribuir para a aproximação entre crianças e livros, sempre com uma ajudinha dos adultos: com o cartão Zaffari Card e Bourbon Card você tem várias vantagens para comprar tudo que os pequenos leitores precisam.

Os primeiros passos, as primeiras páginas
Quanto mais cedo melhor. Uma criança pequena já começa a se interessar por livros brincando, manuseando e interagindo com eles. Escolher uma publicação compatível com a idade é essencial, não só em termos de temática e dificuldade, como também o material de que é feita, a textura, a maleabilidade e as cores. O ideal é começar com mais imagens do que palavras e, com o tempo, ir aumentando o volume de texto. Essas escolhas são decisivas para evitar frustrações. Não esqueça que o lado afetivo infantil está plenamente envolvido no contato com personagens, tramas e sentimentos despertados. Cada página é um degrau, e não é bom sair pulando!

Um aconchego para os livros
É importante manter uma pequena coleção em locais de fácil acesso, e isso inclui estantes adequadas aos baixinhos. De fato, criar um espaço de leitura ajuda na concentração e na criação de um hábito. E que tal incluir sempre um suquinho de laranja nesse momento? Alimentos ricos em vitamina C contribuem  para a saúde da visão, entre outros benefícios que você pode ler nesta matéria. Gravuras e brinquedos na decoração são bem-vindos para estimular a criatividade. A leitura é sempre uma troca, começando pelo exemplo dos pais. Ao ver um adulto lendo ou contando histórias, a criança se interessa e deseja participar. Às vezes cair no sono é um ótimo resultado: as historinhas de ninar oferecem uma oportunidade incrível.

Montando uma biblioteca mirim
Sempre é bom prestar atenção ao tipo de trama que a criança prefere, desde que contenha algum tipo de aprendizado. As coleções de fábulas são as mais indicadas, verdadeiros trampolins para a imaginação. E também as narrativas que envolvam situações mais práticas, como um contexto com diversas crianças e a importância de saber compartilhar algo, como os brinquedos e a atenção dos adultos. E os e-books? São práticos, interativos e atualmente há uma grande variedade. Porém não é bom deixar de lado o formato físico, que permite uma ativação mais ampla das sensibilidades. Como é gostoso virar uma página de verdade, tem até aquele barulhinho inesquecível! Entre livros digitais e os mais simples, o ideal é equilibrar o virtual e o tradicional.

Família que lê unida permanece unida
Sabe aquela imagem de uma pessoa lendo, sozinha, calma, em silêncio? Todo mundo sabe que não é bem assim durante a primeira infância (até os 6 anos de idade). Os pais podem incentivar o contato com livros antes, durante e depois da alfabetização. Juntos, ao ler ou simplesmente folhear um livro, os membros da família criam memórias em comum. O exemplo de ler na frente da criança é o melhor ponto de partida. Aliás, escrever também! Vale a pena estimular a criança a criar suas próprias narrativas, desenhar personagens, imitar vozes, enfim, desdobrar a história de todas as formas. Talvez o principal ensinamento seja mostrar que a leitura é um prazer, não uma obrigação. É como qualquer outro hobby sadio que você tem. Por outro lado, pode-se levá-lo um pouco mais a sério: faz bem anotar palavras e expressões desconhecidas e descobrir seu significado de maneira coletiva.

Na leitura e na vida, as boas companhias sempre fazem a diferença. Pais e filhos, unidos pelos livros, tornam-se mais próximos e mais sábios. Por falar nisso, sabia que com o Zaffari Card e Bourbon Card você tem 30% de desconto na Livraria Cultura? Aproveite esse benefício do Clube Premier Bourbon na loja apresentando o cartão no caixa ou pelo site, sem sair de casa, utilizando o cupom BOURBON30 ao finalizar a compra. Gostou do que leu? Aproveite!

 

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente