Menu

Notícias

24/09/2020

Espaços naturais conferem muito estilo e elegância aos ambientes

Confira como decorar interiores utilizando plantas

Antes de mais nada, viver cercado de plantas é uma delícia e faz muito bem, especialmente para quem busca renovar as energias do ambiente com espaços naturais que ajudam a viver melhor. Hoje em dia, ter plantas por perto não exige mais jardins imensos, regas constantes e às vezes nem mesmo a luz solar. Mas, claro, tudo isso varia conforme a espécie que você quer cultivar; dependendo das plantas e do estilo de decoração, você pode precisar de uma boa iluminação para mantê-las saudáveis dentro de casa.

Hoje já existem estudos que indicam como as pessoas se sentem no ambiente onde moram ou trabalham. E, para surpresa de muitos, não são só os móveis e a cor da parede que influenciam no comportamento delas. Fica muito claro que as plantas fazem toda a diferença. Por isso, quando o verde passa a fazer parte dos interiores, cria-se uma energia boa de tranquilidade e paz.

E agora que muita gente está passando mais tempo em casa trabalhando em home office, a vegetação se tornou uma extensão do escritório, passando a fazer ainda mais diferença nos momentos de bem-estar. Com o seu Zaffari Card e Bourbon Card você confere cinco maneiras de criar espaços naturais bem ao seu estilo e que imprimem a sua personalidade e ainda aproveita as sugestões exclusivas da arquiteta Mariana Minella. Com tantas ideias maravilhosas, o difícil é adotar apenas uma sugestão para você e sua casa.

1. Use e abuse das florestas urbanas, os espaços naturais que mostram a sua personalidade

O urban jungle é um estilo de decoração muito comum na Europa; ele traz muita personalidade ao ambiente com bastante verde e o máximo contato com a natureza. O uso de vasos grandes e pequenos, prateleiras, caixotes de madeira e o mix de vegetação exótica, como eras, samambaias, chifre-de-veado e até mesmo árvores, sobretudo na sala de apartamentos e casas, é a marca de quem gosta das florestas urbanas. Além disso, são pessoas que amam o contato com as plantas, adoram cultivar e ter muito verde por onde passam. A arquiteta Mariana confessa que na sacada de casa cultiva um limoeiro. “É muito legal abrir o vidro da sala e ver toda uma vegetação à sua disposição; ajuda a recarregar as energias, trazendo aconchego e bem-estar nas moradias urbanas.”

Use e abuse das florestas urbanas e mostre a sua personalidade no seu espaço natural

Para quem gosta de muito contato com a natureza

2. Tem cheiro verde dentro de casa

Cultivar temperos em casa tem muitas vantagens: além de incluir as especiarias no preparo dos alimentos e nutrir o corpo com produtos orgânicos, saudáveis e fresquinhos, você ainda garante excelentes aromas a todos os espaços e, claro, deixa os ambientes decorados e aconchegantes. Quem mora em apartamento e tem pets, sabe que ter plantas nem sempre é muito fácil. Ainda assim, para Mariana, é perfeitamente possível aliar o verde com os animais dentro de casa apenas fazendo uso de vasos altos. Agora aquela tão sonhada horta com diferentes tipos de plantas, como manjericão, alecrim, salsa, cebolinha, tomate-cereja e pimenta-dedo-de-moça, vai sair do papel direto para o melhor lugar da sua casa. “Para manter essas plantas sempre lindas nos interiores, é só molhar diariamente, especialmente nos dias quentes”, sugere a arquiteta. Se você decidir investir no plantio do manjericão, confira mil e uma maneiras de usar este tempero da sua horta.

Tem cheiro verde dentro de casa

Garanta aromas naturais dentro de casa com temperos em vasinhos

3. Pequenas florestas que cabem em qualquer cantinho

Você quer criar o seu espaço natural para se conectar com o meio ambiente dentro de casa, gosta de plantas menores e delicadas, mas está sem tempo para dedicar muitas horas do dia aos vegetais? Os terrários com suculentas e cactos formam uma microfloresta em vasos de vidro, perfeitos para quem passa o dia correndo e não tem muito tempo para regar as plantas. Para incrementar a decoração, contudo, uma ideia criativa é reaproveitar as cápsulas de café nos terrários. Separe algumas delas, coloque terra e plante uma muda pequena de suculenta. Depois organize tudo em um recipiente de vidro. É lindo, agrada todos os perfis e pode ficar em qualquer cantinho da casa, além de ser ideal para presentear.

Pequenas florestas que cabem em qualquer cantinho

Suculentas e cactos são as plantas ideais para os terrários

4. Espaços naturais para relaxar e meditar em meio à natureza

Eles podem ser simples ou suntuosos ou estar em um espaço específico e mais amplo da casa; e a vegetação pode ou não ser exuberante, vai depender muito do seu estilo. Os jardins zens são ótimos para quem busca momentos de relaxamento e descanso mental. Para compor um oásis natural que fique à sua cara, confira a dica da arquiteta Mariana Minella. “Acrescente alguns itens ao espaço, como almofada de estimação ou uma com estampa bem delicada, luminária com uma luz mais âmbar para dar aquele tom de descanso, difusores de aroma, fonte com pedras, cascalhos e está pronto o seu ambiente para praticar ioga ou qualquer outro tipo de meditação cujo objetivo seja sentir-se bem.” Quer saber como aproveitar lugares assim para reduzir a tensão? Neste conteúdo de Zaffari Card e Bourbon Card, você aprende a meditar em meio à natureza.

Espaços naturais para relaxar e meditar em meio à natureza

Almofadas e difusores de ambiente são itens que podem complementar o seu jardim zen

5. Verde na horizontal ou na vertical, você escolhe a posição dos espaços naturais

As paredes verdes são ideais para lugares com muita luminosidade e onde seja possível criar uma estrutura de irrigação que alie ao mesmo tempo mangueira e timer digital, acionando a água para molhar as plantas. Por ser um painel verde que reúne várias espécies de vegetais agrupados em fileiras, requer especialmente uma boa orientação solar. Além disso, quem costuma solicitar esse tipo de decoração busca praticidade e não pretende se envolver no cultivo da vegetação. “É o tipo de decoração que fica bem em qualquer ambiente especialmente perto de janelas”, pontua a arquiteta.

Mútliplas espécies enfileiradas garantem praticidade, elegância e estilo aos espaços

Enfim, depois das sugestões que o seu Zaffari Card e Bourbon Card trouxe para você, já conseguiu identificar qual delas combina mais com o seu estilo? Delicados, excêntricos, maiores ou menores, não importa: os ambientes verdes apenas precisam ser cuidados com amor e carinho.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente