Menu

Notícias

09/06/2022

Guia prático de como utilizar os tipos de taça

Algum dia você já se pegou pensando em qual copo oferecer para a visita ou qual taça escolher durante um jantar na casa de amigos e familiares? Se sim, você está no lugar certo!

No mercado, existe uma infinidade de taças e copos de todos os estilos e para todas as ocasiões, o que muitas pessoas não sabem, é que essa variedade não é besteira e nem se trata somente de etiqueta. Além de compor a mesa, as taças proporcionam uma melhor experiência do paladar e olfato ao degustar a bebida. 

As taças podem ser fabricadas em vidro ou cristal e, apesar da aparência semelhante, as composições das duas são diferentes. Enquanto o cristal contém chumbo e é leve e sonora, o vidro comum não, o que influencia diretamente na apreciação da bebida. O chumbo dá porosidade para o produto e, uma vez que as moléculas do líquido se quebram ao se chocarem com a parede da taça ou copo, facilita a liberação das características olfativas.

Antes de apresentar as principais taças que fazem parte do nosso dia a dia, é importante entender o que é uma taça. Pode parecer simples, porém, ela possui uma estrutura própria com quatro elementos: o aro, o bojo, a haste e a base.

Confira como identificar e quais as características de cada tipo de taça:

Vinhos

As taças próprias para vinhos são produzidas com o chamado formato balão, direcionando a bebida para pontos específicos da língua, favorecendo a identificação dos sabores frutados e permitindo a ação de sentir o aroma do vinho. Para isso, a opção escolhida para vinhos tintos deve ser a taça Bordeaux, que é indicada para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat, entre outras uvas que produzem vinhos encorpados.

Para os vinhos brancos, as taças devem ter um corpo menor do que as para vinho tinto. Por ser consumido em temperaturas mais baixas, o recipiente deve ser menor, para que permita menos trocas de calor com o ambiente equilibrando, também, a doçura e a acidez.

Os espumantes são consumidos gelados, por isso é que são servidos em taças com a haste comprida. A boca estreita também tem o intuito de concentrar as borbulhas da bebida.

Cervejas

A cerveja possui mais de uma taça, e cada uma é utilizada para um estilo. De modo geral, essas taças têm como objetivo realçar a temperatura, transparência, tonalidade e espuma da bebida.

A taça tulipa é uma das mais conhecidas e usadas. O seu formato favorece a retenção de aromas da bebida e pode ser usado para a degustação de diversos tipos de cerveja, principalmente as mais cremosas. A sua borda mais aberta permite o direcionamento perfeito do aroma do malte.

A taça Pokal valoriza a estética elegante e delicada. Cervejas carbonatadas, claras ou escuras, são muito bem recebidas pelo modelo.

O estilo Pint é prático e resistente, seu formato valoriza os aromas e facilita uma degustação mais rápida. A parte superior, abaulada, facilita o encaixe da mão em baixo, tornando o copo uma opção confortável para beber de pé.

Água

Como a água não altera o seu sabor, não há regras específicas sobre o modelo ideal. Normalmente os tipos de taças são muito similares com as taças de vinho, porém com o bojo maior. Mas, nada impede que elas sejam maiores ou menores, com hastes ou não. 

Drinks

A taça Copa balloon é a famosa taça de gin. Seu corpo é grande e arredondado, com a boca larga e com a haste longa. Seu formato permite a colocação de bastante gelo dentro dela, mantendo a temperatura estável por mais tempo.

Outra taça é a escandinava. Seu corpo é mais acinturado, sua base arredondada e a boca estreita e aberta. É a taça dos “coquetéis exóticos”, com frutas tropicais e naturalmente adocicados. Também é a melhor opção para coquetéis sem álcool.

Já a taça irish, é usada para servir bebidas quentes. Sua alça na lateral evita o contato da mão com o vidro, e o formato favorece a degustação aromática de drinks como a gemada alcoólica, ou composto de chás, cafés e chocolates quentes.

Uma das mais famosas é a taça coquetel, aquela em formato de Y, ou mais conhecida como taça Martini. Ela é ideal para doses pequenas e sua haste é longa para que a mão não esquente a bebida gelada. 

Taça licor: o formato dessa taça favorece que o líquido seja consumido em pequenos goles. Como o licor é uma bebida doce e espessa, a taça para servi-lo deve ser de tamanho médio a pequeno. 

Qual a sua bebida favorita? Não esqueça de deixar um comentário contando para a gente o que achou das dicas e se já aplicava elas antes. Se não, passe na loja mais próxima e aproveite as ofertas de taças e acessórios utilizando seu cartão Zaffari Card e Bourbon Card.

Revista de Ofertas RS é válida de 03.06.2022 a 19.06.2022.

Revista de Ofertas SP é válida de 03.06.2022 a 19.06.2022.

10 respostas para “Guia prático de como utilizar os tipos de taça”

  1. Zenaide Marques Pinto . disse:

    Adorei as dicas, minha bebida preferida depende da ocasião, gosto de espumante e cerveja 🍻.

  2. ADRIANA CELLI disse:

    Gostei muito do guia prático das taças.
    Sempre é bom relembrar.

  3. Maria Inêz de Andrade disse:

    Olá, muito interessante a preocupação de vocês em esclarecer as pessoas sobre esse assunto.
    Eu confesso que já aplicava esse conhecimento. Embora, seja bom relembrar e frisar essas informações.
    Enfim, parabéns para a equipe pelo cuidado e vontade de informar.
    Muito obrigada!

  4. Gessi monteiro disse:

    Adoro as taça que encontro no zaffari, tenho uma p cada bebidas pq amo taça ,e tbm vinhos.

  5. Flávia Koeche disse:

    Excelentes esclarecimentos.
    Obrigada.

  6. Maria Isabel Gomes Jardim disse:

    Sempre oportuno e explicativo sobre o uso das taças adequadas à cada bebida.

  7. Ligia M. Mattos disse:

    Adorei as informações sobre as taças.

  8. Tânia fonseca disse:

    Ótima matéria mais deveriam colocar o modelo da taça em cada matéria, sinalizando taça correta! Agradeço! Sou cliente zaffari e adoro taças!

  9. Maria Helena Cardoso Rosa disse:

    Gostei.
    As informações poderiam ser mais completas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente