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10/09/2020

Meditação: acalme sua mente e tenha uma vida mais plena

Alimentos, aplicativos e belos cenários auxiliam a prática diária

Respira. Inspira. Relaxa. Se você busca uma pausa no dia a dia para acalmar a mente, certamente já deve estar mais familiarizado com essa sequência de palavras que ajudam você a ativar o modo on de relaxamento. De acordo com especialistas, a meditação é salutar, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e o estresse e relaxar o corpo. Mas é bom lembrar que a respiração é apenas uma das técnicas da meditação e que com o seu Zaffari Card e Bourbon Card você fica por dentro de como meditar em casa ou onde estiver de forma plena e saudável.     

 

Meditação em meio à natureza

Sem dúvida, é possível meditar em qualquer lugar: em casa, no intervalo do trabalho, quando estiver lavando louça, na fila do supermercado ou em meio à natureza. Porém, ter um local específico para esta atividade ajuda muito a criar o hábito. Sendo assim, nada melhor que um espaço só seu que seja mais reservado e, de preferência, silencioso. Hoje já existem os jardins zens, ambientes excelentes para quem busca momentos de meditação e descanso mental em meio a plantas e flores; esses espaços podem ser criados no lugar que você preferir, no jardim de casa ou na casa de campo. Confira sete dicas para manter a mente e o corpo saudáveis e que vão ajudar a relaxar.

 

Meditação em meio à natureza

Natureza garante momentos de relaxamento e descanso mental


Atente-se para o conforto da posição de meditação

Embora a posição de lótus, em que basicamente é necessário manter a coluna reta e as pernas cruzadas, seja a mais conhecida e adotada por quem medita, ela não é a única. Então, se você tem dificuldade de se manter nesta postura ou mesmo se não se sente muito confortável nela, uma opção é sentar-se em uma cadeira com a coluna ereta, os pés apoiados no chão e as mãos no colo uma sobre a outra. Para facilitar a frequência energética e reduzir a chance de sonolência, a dica é manter a coluna ereta, mas de uma maneira que você fique bem. O conforto sempre deve falar mais alto! E, sim, os olhos fechados facilitam a interiorização.

 

Atente-se para o conforto da posição de meditação

Encontre a sua melhor posição para meditar


Frequência e tempo importam na hora de meditar

O tempo que você vai permanecer na sua posição ideal de meditação é você quem determina. Um minuto diário ou 20 minutos não interferem no resultado final. O importante mesmo é manter a frequência. Por isso pessoas disciplinadas atingem resultados de bem-estar em um tempo menor se comparadas às que praticam o relaxamento por longas horas, mas apenas uma vez ao mês. Uma forma de manter o foco é definir um horário que seja mais conveniente para você e também um ambiente que seja silencioso e que vá trazer alguns minutinhos de paz enquanto você relaxa. De nada adianta meditar rodeado de crianças brincando ou enquanto os colegas do trabalho põem o papo em dia.

 

Frequência e tempo importam na hora de meditar

Para resultados de relaxamento mais imediatos, adote uma frequência de meditação


Alimentos saudáveis ajudam na meditação

Enquanto você medita, milhões de pensamentos, dores no corpo, coceira e cansaço podem surgir para desviar o seu foco. O importante é não se envolver, evitando distrações que com certeza vão surgir sobretudo se você estiver começando a prática agora. Ajeite sua postura, volte ao foco e deixe-as ir. Mas se mesmo assim a dificuldade de concentração persistir, analise a possibilidade de fazer pequenas alterações em sua dieta, comendo alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras frescas e com grande quantidade de fibras, e bebendo mais água.

 

Alimentos saudáveis ajudam na meditação

Pequenas alterações em sua dieta podem ajudar na concentração

   

E com certeza, aplicativos gratuitos, uma boa trilha sonora e cenários inspiradores podem ajudar você a respirar fundo e aproveitar ainda mais os minutinhos dedicados à meditação. Medite no seu tempo e em lugares que você se sinta bem. E, sem dúvida, não deixe de aproveitar todos os benefícios que essa prática pode trazer para sua vida!

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