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10/02/2020

Que a prática de exercícios físicos faz um bem danado para a mente e o corpo você já sabe, não é mesmo? Melhora o humor, deixa você menos ansioso, cheio de energia e com mais disposição. Mas e você sabia que algumas doenças e complicações podem ter seus riscos reduzidos simplesmente por movimentar-se com regularidade? Hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e depressão são doenças que podem ir para bem longe se você mantiver uma rotina regrada de exercícios. Os riscos de sofrer um AVC, por exemplo, diminuem em mais de 50%.

Para ter uma ideia, a Pesquisa Nacional de Saúde indicou que pessoas sedentárias têm até 30% mais risco de morte por doenças do coração e diabetes do que aqueles que realizam ao menos 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana. Por isso, é superimportante planejar a rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde recomenda cerca de 20 minutos por dia de atividade física leve ou moderada ou, pelo menos, 10 minutos de exercício de maior intensidade a cada dia.

Por isso estamos aqui hoje, para mostrar a você os benefícios de ter uma vida ativa e manter-se em movimento. Se você ainda não consegue reservar o tempo ideal para a prática esportiva, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é um grande passo. Consulte o seu médico de confiança e veja quais as modalidades são mais indicadas para o seu estilo de vida e necessidades de saúde.

Perda Cognitiva

 

A dificuldade de raciocínio e a perda de memória e de atenção que ocorrem no processo de envelhecimento são comuns e mais acentuados principalmente em idosos sedentários. Exercícios como squash, tênis, vôlei e lutas são indicados para evitar a perda cognitiva.

Sarcopenia

 




O problema é caracterizado pela perda de massa muscular, que se torna acentuada com o passar dos anos, levando à redução da força e da potência. Uma rotina de musculação mantém você forte e saudável.

Depressão e ansiedade

 


As mudanças fisiológicas do cérebro e na rotina podem levar a casos de depressão e ocasionar crises de ansiedade. Para manter a mente sã, dançar pode ser um ótimo remédio.

Osteoporose

 

É caracterizada pela diminuição da massa óssea e aumenta o risco de fraturas. Incluir caminhadas, corridas em ritmo moderado e exercícios de fortalecimento muscular vão ajudar você a manter a osteoporose longe.

Perda de Flexibilidade

 

Essa é outra causa da diminuição de mobilidade na terceira idade. Por isso é fundamental fazer exercícios de alongamento, com a prática de yoga ou pilates.

Ficou com vontade de sair por aí se movimentando? Você pode criar uma rotina mais saudável e ainda desfrutar de todos os benefícios de ser um Cliente Preferencial. Confira os locais onde você pode se exercitar com os descontos e vantagens de usar o seu Zaffari Card e Bourbon Card.

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