Menu

Notícias

05/07/2022

O poder das cores: saiba como elas influenciam dentro de casa

Escolher as cores para a decoração do lar é algo bem pessoal e que depende muito dos gostos dos moradores do local e da combinação com os móveis. Apesar disso, mesmo com a cor preferida em mente, sempre bate aquela insegurança de quais tonalidades utilizar nas paredes e como lidar com elas nos ambientes.

O que muitos não sabem, é que a aplicação de certas cores podem ajudar no bem-estar geral da família, despertando sensações, energias e fazendo a diferença na harmonia, humor e equilíbrio da casa. Mais que isso, existe uma técnica chamada cromoterapia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976, que utiliza as cores do arco-íris e suas variações no tratamento de doenças, além disso, também estuda a melhoria da saúde física e mental através do método.

Como terapia ou como decoração, as cores podem causar mudanças de comportamento e efeitos no dia a dia, por isso, antes de pintar qualquer cômodo, o ideal é pensar em qual energia você quer emitir para os moradores e frequentadores da residência. Para te ajudar a utilizar a cor perfeita, o Zaffari conversou com a Arquiteta e Urbanista, Larissa Portela, especialista em projetos residenciais com aspecto sensorial e que também trabalha com arquitetura conectiva – que tem o objetivo de conectar as pessoas com a natureza.

Confira as dicas:

Ainda com dúvidas em como compor a decoração com as cores dos ambientes? A arquiteta dá mais sugestões de aplicações divididas por cômodos:

QUARTO DO CASAL

Para o quarto do casal, as melhores cores para pintar são: fundos em branco, tons de nude, azul ou verde, todos claros. Essas cores, a longo prazo, vão sempre trazer paz, bem-estar, calma e harmonia. Nos móveis, a sugestão de Larissa é usar tons amadeirados, para a sensação de aconchego. Para a decoração, objetos em laranja, vermelho, verde ou azul mais escuro, rosa e salmão se destacam. 

Apesar de estar em alta atualmente, a arquiteta salienta que os quartos – tanto casal quanto infantil – não devem nunca serem pintados de cinza, pois, a longo prazo, causa tristeza, tédio e angústia. Para Larissa, um quarto ideal é onde a maior parte das cores são em tons de branco, azul e verde. Para apimentar a relação, decorações em tons quentes são excelentes, pois se um dormitório tiver apenas tons frios e claros, vai afetar diretamente a intimidade do casal, trazendo apenas sensação de tranquilidade e monotonia.

QUARTO INFANTIL

Lilás bem fraquinho, rosa ou azul claro são os melhores tons para um quarto infantil. São eles que vão manter a sensação de leveza, equilíbrio e paz que as crianças precisam. Para contrapor com o claro, cores mais vivas na decoração são muito bem-vindas para provocar a ativação, energia e criatividade. Aposte em roupas de cama, almofadas, brinquedos e itens em tons de violeta, azul marinho, rosa e laranja.

SALA DE ESTAR

A sala é um lugar de aconchego e leveza, onde a família se encontra para descansar e, também, para se divertir. Por isso, usar tons de fendi, nude e areia são o ideal para deixar o ambiente sempre confortável. Se preferir o fundo em branco, mescle com um sofá marrom ou bege e poltronas com texturas que trazem movimento pelo próprio tecido. Para transmitir alegria e energia ao espaço, opte por almofadas em laranja e verde.

HOME OFFICE

Tem um escritório em casa? Então prefira os tons claros predominantes na parede! Texturas amadeiradas podem trazer estabilidade e harmonia para o espaço. Objetos em amarelo e plantas naturais como costela de adão, samambaia e ráfia dão vida ao local que é, muitas vezes, de estresse. Além disso, as plantas ajudam na saúde mental e na concentração, por conta da sensação de bem-estar e percepção de vitalidade que elas inspiram.

COZINHA

A cozinha é o espaço ideal para explorar a modernidade nas cores dos armários e objetos, por isso, as paredes devem sempre ser em tons bem claros. Nos móveis, verdes mais escuros e azul petróleo traz muita personalidade e entusiasmo, para colocar a mão na massa (literalmente). Em geral, a cozinha pede essa vida e autonomia. Para os que preferem madeira, ela também é perfeita para quem busca autocontrole. Se você é daquelas pessoas que gostam de cozinhar bastante, evite a paleta de cores do cinza, ela diminui a vontade de produção.

Para finalizar, a arquiteta Larissa Portela ainda ensina como utilizar as técnicas de pintura de paredes, de acordo com as características, para causar sensações. Saiba como na imagem abaixo:

Para deixar a sua casa ainda mais bonita, passe na loja Zaffari e Bourbon mais próxima e aproveite as vantagens e ofertas para clientes preferenciais.

Revista de Ofertas RS é válida de 30.06.2022 a 177.07.2022.

Revista de Ofertas SP é válida de 30.06.2022 a 177.07.2022.

7 respostas para “O poder das cores: saiba como elas influenciam dentro de casa”

  1. Cris disse:

    Arquiteta Dedicada e que Ama a Profissão.
    Supera sempre nossas expectativas.
    Zaffari e Bourbon PARABÉNS pela escolha.

  2. Inês Fontes dos Santos disse:

    Parabéns Grupo Zaffari e a Arquiteta Larissa que apresentam uma forma fácil de identificar as melhores opções de cores.

  3. Suzara Quadrado disse:

    Parabéns , ao Zafari ! Ótimas idéias sobre como usar as cores …

  4. Grazieli disse:

    Adorei 👏👏👏

  5. Tania Maria da Silva Gambetta disse:

    Muito bom !!! Parabéns a Larissa e ao Zaffari por nos proporcionar conhecimento sobre a melhor maneira de usar as cores. Obrigada !

  6. Ieda Weismann disse:

    Parabéns ao Grupo Zaffari/Bourbon que além dos produtos que vende nos proporcionou algo diferente, conhecimentos sobre a utilização de cores pela arquiteta Larissa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente