Menu

Notícias

12/05/2020

Organize sua rotina e deixe seus dias mais leves

Sete dicas para manter a mente e o corpo saudáveis

Como você sabe, o momento em que a sociedade está vivendo é singular. Dar conta de executar o trabalho em home office, fazer as tarefas do dia a dia da casa, dar atenção para a família e ainda manter-se com a mente sã em um período de pandemia não é pouca coisa e pode acabar pesando. Para ajudar a aliviar a sobrecarga dessa nova rotina para muitos, separamos algumas dicas. São sugestões do seu Zaffari Card e Bourbon Card para ajudar você a manter o equilíbrio durante este período que o mundo e que cada um de nós está enfrentando.

Saúde mental
Não tem fórmula e nem receita certa para lidar com um período de confinamento, uma vez que cada pessoa lida e reage de um jeito a uma situação nova como essa. Procure identificar atividades que façam bem a você e tente praticá-las ao máximo na sua rotina. Meditação, leitura, trabalhos manuais… aqui vale tudo aquilo que fizer você ficar mais leve. Manter contato virtual com amigos e familiares também pode funcionar como uma rede de apoio para aqueles momentos em que a angústia bater. Ah! Lembre-se que acompanhar as notícias é essencial para estar conectado com a realidade, mas o excesso de informação pode também gerar ansiedade. Para evitar isso, procure um ponto de equilíbrio entre estar atualizado com o que acontece no mundo sem sobrecarregar sua mente com notícias negativas.

Rotina de trabalho
Se você está trabalhando em home office, defina horários de início e fim da sua jornada. Tome um banho e faça um bom café da manhã antes de iniciar suas atividades. Mesmo que você vá ficar em casa o dia todo, tire o pijama e vista-se bem e confortavelmente. Manter essa prática também tem grande influência para mandar a preguiça para longe durante a manhã e ajudar a criar uma rotina responsável.

Pequenas pausas
Não deixe de fazer pequenas pausas de tempos em tempos durante a jornada de trabalho. Esses intervalos podem ser de apenas alguns minutos, mas são fundamentais para você oxigenar a mente e se sentir mais disposto a prosseguir com suas tarefas. Levante da cadeira, dê uma boa alongada, caminhe pela casa e tome um copo de água. Se for preciso, acione o alarme do seu telefone para disparar a cada período e ajudar você a lembrar de fazer pequenas paradas. Você vai ver que até sua concentração irá melhorar.

Alimentação saudável
Mais do que nunca, ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial. Isso porque os bons hábitos à mesa contribuem para que o organismo se mantenha saudável e reforçam o sistema imunológico. É hora de muitas frutas, verduras e legumes na geladeira. Claro que de vez em quando, quando bater vontade, você pode preparar um lanchinho diferenciado, só procure não exagerar para não ter uma dieta pobre em nutrientes.

Rotina de exercícios
Muita gente transformou a sala de casa em sua própria academia, o que é ótimo, pois colocar o corpo em movimento ajuda a manter a forma, a saúde e aliviar o estresse gerado pelo confinamento. Mas se você está encontrando dificuldades em seguir seus treinos sem o acompanhamento de um educador físico, não se culpe. Uma boa alternativa é ligar o som e dançar livremente pela casa durante 30 minutos todos os dias. Além de divertido, você vai estar se exercitando sem pressão e relaxando a mente. Confira a playlist do Zaffari no Spotify.

Momentos de descontração
Sempre que possível, tenha alguns momentos para confraternizar em família e aliviar o clima gerado pela situação. Aqui, vale ter uma noite reservada para todos se reunirem e assistirem a um filme juntos, pedir pizza ou jogar um jogo de tabuleiro. Ou então para simplesmente conversar e compartilhar sentimentos com as demais pessoas da casa.

Hora de dormir
Procure ter um ritual do sono e ir para a cama sempre no mesmo horário, sempre respeitando a sua necessidade diária de horas a serem dormidas. Ir dormir tarde e acordar tarde pode ser um sabotador do seu dia e estar tirando a sua energia. Isso porque, ao dormir tarde, o sono fica mais fragmentado e é pouco restaurador. O resultado é você mais cansado e até irritado no dia seguinte. E isso você não quer, né?

E o principal: não se cobre tanto, pois o momento é delicado e cheio de mudanças para todos. Uma rotina totalmente diferente não se desenvolve da noite para o dia, portanto seja paciente e gentil com você mesmo. Gostou das dicas do seu Zaffari Card e Bourbon Card? Compartilhe o conteúdo com quem você ama!

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente