Menu

Notícias

16/10/2020

Outubro Rosa e os laços de bem-estar

O mês da prevenção que vale para o ano todo

A conscientização para o diagnóstico do câncer de mama tem tudo a ver com o corpo, mas também tem muito a ver com o tempo. Se existe um mês específico para promover o movimento Outubro Rosa, que no Brasil virou lei em 2018, a ideia de prevenção estende-se a todos os momentos da vida. Uma alimentação saudável, rotinas de exercícios e busca por informação constituem um excelente plano de ação contra a doença. Por isso é fundamental pensar no longo prazo e ter atitude, mesmo que seja como familiar ou amigo. Aliás, incorporar novos hábitos ao dia a dia é um bom caminho para a proteção e a cura. O Zaffari Card e Bourbon Card, além de oferecer benefícios também para o cuidado da sua saúde, apoia o Outubro Rosa oferecendo informação. Boa leitura.

 

Uma história de esperança e perseverança

Susan G. Komen, idealizadora do movimento Outubro Rosa, iniciou sua caminhada ainda na década de 80, reunindo mulheres americanas que venceram o câncer e estabelecendo conexões a fim de combater o preconceito e a desinformação, obstáculos para a prevenção do câncer de mama e para o diagnóstico precoce. “Suzy” faleceu em 1982 após três anos de tratamento contra a doença. Porém, deixou um legado que salva vidas até hoje. A luta seria levada adiante por sua irmã, Nancy Brinker, fundadora da Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Através dessa ONG, organizaram-se fundos de pesquisa, iniciativas memoráveis como a primeira Corrida pela Cura e a criação do famoso lacinho cor-de-rosa, símbolo de união, coragem e empatia em todo o mundo. Pode-se dizer que o primeiro Outubro Rosa ocorreu em 1986 nos Estados Unidos.

 

Prevenção é atitude constante

Uma das questões iluminadas pelo movimento trata das múltiplas formas de prevenção. Antes mesmo de pensar no autoexame de mama e nos avanços da medicina em relação a tratamentos, as atitudes simples no dia a dia são as maiores aliadas para evitar este tipo de câncer, o mais recorrente entre as mulheres no Brasil. Tão importante quanto o conhecimento sobre os fatores de risco é colocar em prática os fatores protetores: não fumar, evitar excessos no consumo de álcool e praticar exercícios, até mesmo em casa.  Conheça algumas dicas de exercícios tranquilos e rápidos de fazer. A alimentação também pode ser decisiva. Apesar de que nenhum alimento de fato previne ou cura o câncer de mama, indica-se uma dieta balanceada com alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, cereais integrais, verduras, feijões e outras leguminosas. Há também uma indicação de benefício recíproco para as mamães e seus bebês: a amamentação contribui para evitar o câncer de mama, assim como a obesidade infantil. De forma geral, uma família em sintonia com a saudabilidade está no caminho certo para evitar doenças.

 

O corpo e o autoexame: conhecer-se é proteger-se

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou a campanha “Quanto antes melhor” que, além de estimular a adoção de uma vida saudável, recomenda o já tradicional autoexame. Mas como fazer da forma correta? Em primeiro lugar, é preciso conhecer o próprio corpo justamente para perceber mudanças, na forma de sinais e sintomas. Essa análise deve ser feita com frequência. Lembrando que nem sempre as seguintes alterações corporais são sinônimo de câncer de mama, mas vale estar atenta a algumas características: alterações no tamanho ou forma da mama; nódulo único e endurecido; sensação de aumento do nódulo na axila; inversão do mamilo e inchaço no braço. Estas e outras ocorrências podem surgir ao mesmo tempo ou individualmente. Com tranquilidade e confiança na solução do problema, deve-se consultar um médico caso as anormalidades causem estranhamento.

 

Consultando especialistas

Existem diversos tipos de câncer de mama e um dos grandes objetivos do Outubro Rosa é fornecer acesso as informações de diagnóstico e tratamentos, reduzindo assim os danos causados pela doença. A etapa seguinte ao autoexame, caso necessária, é consultar-se com um médico especialista. Com a orientação do profissional, os avanços da tecnologia e exames como a mamografia, é cada vez mais viável realizar o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo melhor, tanto para o tempo de recuperação quanto para a intensidade do tratamento.

 

Vencer é mais do que sobreviver

Há muita vida após o câncer de mama. Por isso, é importante conhecer histórias de mulheres batalhadoras que encontraram forças e formas de superar as adversidades, mantendo a alegria de viver, sempre contando com amigos e familiares. Nessa luta, todos podem fazer sua parte, principalmente evitando o pessimismo aprofundado pela desinformação. Vencer é renascer.

 

O Outubro Rosa é um movimento que alerta para todos os aspectos envolvendo o câncer de mama, da prevenção à plena recuperação. O Zaffari Card e Bourbon Card, além de proporcionar várias vantagens o ano todo, apoia o Outubro Rosa oferecendo um benefício exclusivo aos seus Clientes Preferenciais: 30% de desconto até o dia 31/10/2020 no exame de mamografia realizado pela Serpal Clínica de Diagnóstico. Para utilizar o benefício, o cliente deve apresentar o cartão ao atendimento da Serpal.

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente