Menu

Notícias

01/09/2021

Panela de pressão: uma verdadeira aliada na cozinha

Utensílio quando utilizado da forma correta não traz riscos

A primeira panela de pressão surgiu nos anos de 1600. De lá pra cá foram inúmeros testes e acidentes até que a indústria conseguisse criar opções que não apresentassem riscos e que cada vez mais fossem aliadas na hora de economizar tempo na cozinha. Se você ainda tem medo de utilizar a panela de pressão, o Zaffari Card e Bourbon Card traz informações sobre o utensílio e mostra o que é importante ficar de olho na hora da compra.

Tamanho da panela de pressão

Para saber o tamanho adequado da panela de pressão é importante levar em consideração a quantidade de pessoas e alimentos que serão feitos no utensílio. Geralmente uma panela entre 2 e 4 litros atende bem uma pessoa sozinha ou casal. Para as famílias maiores a indicação são os modelos acima de 6 litros.

Modelo da panela de pressão

As panelas de pressão podem ser em alumínio ou inox. A primeira é a mais comum nos lares brasileiros sendo mais leve e com menor valor agregado. As opções em inox são mais resistentes e conhecidas por distribuir o calor uniformemente. As panelas de pressão ainda se dividem em convencionais e elétricas, estas sendo conhecidas por apresentar maior segurança e não fazer barulho.

Segurança da Panela de Pressão

Um dos pontos fundamentais e que deve ser sempre observado na hora de comprar a sua panela de pressão é o selo do Inmetro. Ele garante que o objeto passou por testes e segue todas as especificações necessárias para garantir a segurança. A borracha e os pinos que ficam na tampa também precisam de atenção. Eles devem estar em perfeito estado e ser sempre lavados após cada utilização a fim de evitar entupimentos. Se precisar trocar a tampa, borracha ou válvulas busque sempre materiais e assistência técnica originais do produto.

Cozinhando na panela de pressão

Muitas receitas podem ser feitas na panela de pressão, como carnes, caldos, feijões e até sobremesas. O tempo de preparo começa a contar a partir do momento em que a panela começar a chiar ou quando a válvula de controle soltar vapor continuamente, mesmo sem barulho. Carnes duram em média 25 minutos e feijão pode levar até 40, neste caso a dica é deixar os grãos de molho de um dia para o outro. Outro detalhe importante é cuidar para que os líquidos e sólidos, juntos, não ultrapassem ⅔ do tamanho da panela, facilitando assim o cozimento e evitando entupimentos. Por último, mas não menos importante, SEMPRE espere que toda a pressão saia da panela. Desligue o fogo e aguarde alguns segundos. Evite colocar objetos que levantem a válvula, esta ação deteriora a borracha e diminui a vida útil da sua panela.

Agora que você está bem informado sobre os tipos e cuidados com a panela de pressão, não há motivos para evitar sua utilização, não é mesmo? A nova panela de pressão Clipso, da Rochedo, possui exclusivo sistema de abertura e fechamento. Além disso, conta com cinco sistemas de segurança e revestimento interno antiaderente, muito mais resistente e durável, perfeito para todos os tipos de receitas. Cliente Zaffari Card e Bourbon Card possui descontos e parcelamentos exclusivos até 07/09 e o produto está disponível nos Bourbon Hipermercados Assis Brasil, Ipiranga, Country, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Passo Fundo.

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente