Menu

Notícias

17/08/2020

Platters: um novo jeito de servir

Petiscos ganham versões elaboradas e são tendência de refeição para compartilhar

Você já ouviu falar nas platters? Elas são recentes no Brasil, mas já fazem sucesso em outros países. São as tradicionais tábuas de frios, que foram criadas na Oceania e chegam repaginadas e adaptadas de acordo com a quantidade de pessoas. A proposta é ter petiscos diversos para compartilhar.

As platters são compostas por diferentes tipos de queijos, embutidos, pães, geleias e tudo mais que a imaginação permitir. A única regra é que todos os alimentos estejam dispostos de forma a facilitar o consumo. Elas podem ser montadas em tábuas de madeira quando a ideia for um simples happy hour em família e até mesas inteiras quando a ocasião necessitar de uma quantidade maior de alimentos. 

Como criar uma platter
Para criar uma platter, primeiro é necessário saber o que será servido e se os alimentos atendem ao gosto de todos que estarão presentes. É importante lembrar das pessoas com restrições alimentares, como glúten, lactose e origem animal, como é o caso dos vegetarianos.

A posição dos alimentos deve ser levada em consideração. Coloque os frios e os embutidos juntos, assim como os pães e torradinhas; patês, geleias e outros molhos perto um do outro. Ocupe os espaços com frutas secas, como tâmaras e damascos, e mix de sementes, como nozes e diferentes tipos de castanhas. Deixe a posição central para alimentos que exigem serem partidos, como quiches ou bolos salgados.

Uma ideia para sua platter são os queijos azuis. Eles são sofisticados e com sabor forte. Utilizados em tábuas de frios, combinam perfeitamente com frutas in natura, como figo e uva. Para harmonizar, escolha um drink e aproveite os bons momentos da vida. Nossa sugestão é o Aperol Spritz, receita do Zaffari Drinks:

Ingredientes
• 3 partes de prosecco
•  2 partes de Aperol
•  1 parte de água com gás
• 1 fatia de laranja
• Gelo a gosto

Modo de preparo
1. Em uma taça com gelo até a metade, coloque a fatia de laranja, o prosecco e a água com gás.
2. Complete com o Aperol, fazendo movimento circular para misturar com as demais bebidas (que devem estar previamente geladas).

Hora da degustação
As platters são compostas por pequenas porções de alimentos, então opte por pratos, talheres, guardanapos e palitinhos de petiscos. Eles são os principais utensílios que não podem faltar na mesa de frios. Não esqueça também de colocar facas para cortar cada tipo de queijo, assim como pegadores.

Fique de olho na reposição. É importante lembrar que grande parte dos alimentos é perecível, então a dica é ir repondo conforme o consumo, que gira em torno 150 a 200 gramas por pessoa no caso dos frios. Já para pães e outros itens mais massudos, calcule aproximadamente 100 gramas.

Aproveite essas dicas e crie uma platter para chamar de sua. O inverno é a época perfeita para curtir novos sabores no aconchego da sua casa.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente