Menu

Notícias

29/04/2021

Posso usar óleo de coco de cozinha na pele e no cabelo?

O Zaffari Card e Bourbon Card desmitifica o assunto para você

Além do grande consumo na culinária, os povos da antiguidade sabiam das características emolientes, protetoras e antioxidantes dos óleos naturais – como óleo de coco alimentício – tanto para a pele quanto para os cabelos. No Egito Antigo, por exemplo, era costume, ao finalizar o banho, esfregar óleos aromáticos na pele para retardar o envelhecimento e perfumá-la. Uma das personagens mais antigas responsáveis por difundir o uso dos óleos vegetais nos cuidados de beleza foi Cleópatra, que viveu de 60-30 a.C. A rainha do Egito costumava usar azeite de oliva nos seus rituais de beleza. Do mesmo modo, na Índia esses óleos têm sido usados pela medicina ayurvédica.

Óleo de coco no cabelo e na cozinha

Além da culinária, óleo de coco pode ser utilizado para hidratar pele e madeixas

Por isso, alguns especialistas acreditam que o que estamos vivendo hoje no cenário da beleza e dos cuidados pessoais é um resgate desses saberes ancestrais. De qualquer forma, blogueirinhas de plantão que nos corrijam, basta navegar rapidamente pela web ou ainda acessar as redes sociais para notar que há divergência de opiniões quando se trata de utilizar óleo de coco de cozinha na pele e no cabelo. Afinal, pode ou não pode? Diante desse impasse, o seu Zaffari Card e Bourbon Card entrevistou dermatologistas e quis saber o que é mito e o que é verdade quanto ao uso cosmético do produto. Confira a opinião das dermatologistas Anna Fernanda Navarette e Camila Meccia:

O óleo de coco alimentício pode fazer bem para a pele?

Verdade. O óleo de coco pode ajudar a restaurar o manto lipídico da pele. Ou seja, essencial para manter a pele hidratada e protegida. Quanto ao horário de aplicação, Camila Meccia garante que podemos escolher o de melhor conveniência, ao final do banho é uma opção, assim como à noite, antes de dormir.

Aplicá-lo na pele antes de dormir traz alguma vantagem?

Verdade. Além das propriedades anti-inflamatórias, interessantes na prevenção de dermatites, conforme Camila, o uso do óleo de coco alimentício à noite ajuda a restaurar a barreira protetora de lipídios da pele. Porém Anna Fernanda faz um alerta e prefere restringir o seu uso ao corpo e para pessoas com pele mais seca: “Devido ao alto teor de ácido laurico, acaba sendo mais denso e comedônico, portanto prefiro não indicar para nenhum tipo de pele do rosto”.

Óleo de coco alimentício pode ajudar a clarear as olheiras?

Mito. O óleo de coco é responsável por manter a pele macia e hidratada e seu uso pode ser interessante nas olheiras, mas ambas dermatologistas afirmam não haver  potencial clareador desse óleo. Segundo Camila, nas olheiras pode ser interessante também para a remoção de maquiagem.

O óleo de coco hidrata os cabelos? 

Mito. O óleo de coco de cozinha ajuda a evitar a perda de proteínas e água dos cabelos, deixando os fios mais macios e com brilho. Ele forma uma película protetora, impedindo o ressecamento e protegendo de danos térmicos do secador e chapinha. Mas, segundo Anna Fernanda, ele não hidrata. “Emoliência e hidratação são funções distintas. Hidratar é devolver água, e isso se faz com ativos umectantes.”

E então, está convencida de que o óleo de coco de cozinha pode ajudar você a ficar ainda mais bonita? Reserve um momento exclusivo só seu: venha a uma de nossas lojas com seu Zaffari Card e Bourbon Card e aproveite a oferta de óleo de coco* exclusiva para Clientes Preferenciais e especiais como você.

*Oferta válida até 09/05, em todas as lojas Zaffari e Bourbon do Rio Grande do Sul.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente