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23/12/2020

Saiba como aproveitar o melhor do sol para sua pele

Uma dieta equilibrada é fundamental para um bronzeamento saudável

A alimentação faz toda a diferença no bronzeamento. E esse é só o primeiro dos cuidados necessários para aproveitar um dos grandes prazeres do verão. Por isso, antes de pegar uma cor, leve com você algumas dicas do Zaffari Card e Bourbon Card. Com as vantagens e descontos exclusivos do Cartão, o interesse por uma dieta saudável e cuidados com a pele já começa na hora das compras.

1. O sol é para todos. Vitamina D também

A vitamina D é muito importante para a saúde da pele. É a única que pode ser produzida pelo nosso organismo, mas para isso precisa de uma grande parceria: nada mais nada menos que o astro-rei. Portanto, ao tomar sol os benefícios para o corpo vão muito além do bronzeamento. Na prática, absorver a vitamina D é um processo simples, no entanto exige certos cuidados. A exposição solar com regularidade antes das 10h ou após as 16h é o bastante. Ou seja, um rápido passeio ao ar livre e pronto. O uso de protetor solar, roupas adequadas, hidratação constante, bem como viseiras e chapéus, também são precauções importantes. Afinal, como em qualquer assunto que se refere a bem-estar, tudo funciona em conjunto.

Quanto à alimentação, que ingredientes são esses que ao mesmo tempo protegem do sol e ajudam a pegar uma corzinha? De acordo com a nutricionista Tanara Pastore, “são alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxiliam na produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele”. Além da vitamina A, outro nutriente fundamental para ficar de bem com o sol é a vitamina C, encontrada em abundância nas frutas cítricas. Elas são antioxidantes e  protegem da radiação solar, evitando o envelhecimento precoce da pele.

2. Frutas, cores e receitas

As frutas são grandes aliadas da pele. Elas contêm betacaroteno e vitamina C, a qual contribui para a produção natural do colágeno, uma proteína que, entre outros benefícios, proporciona firmeza à pele. A propriedade antioxidante de frutas como a laranja, o limão e o abacaxi age contra o desgaste da exposição solar. Em suma, as frutas cítricas são tudo de bom. Mas cuidado quando manuseá-las, ok? Ao descascar ou cortar frutas cítricas, lave bem as mãos e o rosto pois os pequenos respingos em contato com o sol podem ocasionar manchas na pele. Outro tipo de frutas, as chamadas vermelhas, como a framboesa, a amora, o morango e a super-hidratante melancia (90% aquosa!), também fornecem vitamina C e são antioxidantes. Elas têm um plus, o acréscimo do ácido elágico, protetor da pele contra a radiação ultravioleta dos raios solares. Cítricas ou vermelhas, as frutas podem participar de qualquer receita e refeição: sucos no café da manhã, um picante molho de abacaxi grelhado para acompanhar o churrasco e sobremesas como uma calda de frutas vermelhas. Confira a receita desta delícia:

3. Legumes e verduras de sol a sol

Em relação ao bronzeamento, o ideal é consumir ao menos três porções de alimentos ricos em betacaroteno diariamente. No entanto, você não precisa ficar só nas frutas. Os horti-fruti podem e devem ter um lugar ao sol no seu cardápio. Tomate, cenoura e batata-doce já são bem conhecidos das peles bronzeadas. Por outro lado, alguns ingredientes com menos betacaroteno ajudam a tornar sua dieta mais equilibrada e variada. Preste atenção à cor verde: couve, repolho, agrião e brócolis protegem a pele e até contribuem para a prevenção do câncer. Enfim, o verde dá o tom dos benefícios em uma salada de pepinos ou um nhoque de espinafre. O aspargo, por exemplo, age como regenerador, hidratante e lubrificante da pele. Experimente a sugestão do Receitas Zaffari com aspargos:

4. Salmão, peixes de águas frias e gorduras saudáveis

Na boa relação com o sol, os vegetais são os protagonistas. Por outro lado, há o grupo alimentar das gorduras saudáveis. E a maioria vem do mar. Conhecidas como insaturadas, são encontradas nos peixes de águas profundas e contêm ômega-3, o famoso nutriente do salmão. O consumo desses peixes contribui para a hidratação da pele e evita que ela fique seca e escamosa após períodos de exposição ao sol. Além disso, uma ótima notícia para os vegetarianos e veganos: essas gorduras do bem também estão presentes no azeite de oliva, em oleaginosas como castanhas e sementes, no abacate e no açaí. Mas voltando ao mar, das profundezas à alta gastronomia, veja essa receita de gravlax de salmão:

5. Bronzeamento e hidratação

Os alimentos de cor alaranjada, como moranga, cenoura, laranja e tomates têm alto teor de betacaroteno. Quanto ao bronzeamento, seus benefícios são tanto estéticos quanto saudáveis. E não é preciso fazer um grande esforço para incluí-los na dieta quando você tem receitas deliciosas. Só para dar uma ideia, a batata-doce pode ser preparada como donut e também como palitinhos, ideais para um petisco. Mas tão importante quanto os nutrientes reunidos nesses alimentos é a ação indispensável da hidratação. Em outras palavras, a água controla o ritmo do organismo, como esclarece Tanara Pastore: “A água, além de evitar a desidratação, ajuda a manter os nutrientes ativos nas reações metabólicas”. Portanto, tenha sempre ao seu lado uma garrafa de água mineral, água de coco, sucos ou chás gelados para hidratar-se. Que tal esse smoothie que combina morango e kiwi?

Gostou das nossas dicas para começar o verão bem saudável? E que tal planejar as  compras com vantagens e descontos exclusivos do Zaffari Card e Bourbon Card? Aproveite todos os dias de sol e todos os benefícios do Cartão durante o verão. Para conhecer mais receitas, acesse instagram.com/zaffari.

 

 

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