Menu

Notícias

30/07/2020

Saúde no copo e no prato: o bem-estar que vem da vitamina C

Nutriente precisa fazer parte da sua rotina alimentar no inverno

As temperaturas frias já chegaram e de carona vieram comidas e bebidas mais quentinhas, gordinhas e aconchegantes, certo? Não tem como negar que tudo no inverno é uma delícia. Mas é preciso estar atento aos alimentos que deixamos de comer durante este período e que certamente vão fazer falta logo ali na frente. A vitamina C é um exemplo: ela precisa continuar fazendo parte da sua rotina alimentar para que seu corpo chegue bem e saudável à próxima estação. Abandonar agora frutas e verduras ricas em ácido ascórbico seria um grave erro que você estaria cometendo.

Presente em alimentos como laranja, limão, espinafre, couve, cenoura e pimentão, esse nutriente ajuda a prevenir contra infecções, resfriados, câncer, aumenta o rendimento em atividades físicas e ainda contribui para a elasticidade, firmeza e sustentação da pele, entre outros. Como queremos ver você bem, o seu Zaffari Card e Bourbon Card preparou um tira-dúvidas com a nutricionista funcional Cristina Zinelli, que mostra o alcance dessa vitamina para o seu bem-estar.

O que é e para que serve a vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um micronutriente essencial adquirido através do consumo de frutas, legumes, verduras e suplementos. É considerado um antioxidante potente responsável por reduzir o estresse oxidativo e melhorar a função de todas as células do organismo. Como ele faz a produção do óxido nítrico, tem sido amplamente estudado como potente anti-hipertensivo associado a um estilo de vida mais saudável.

Quais são as maiores fontes dessa vitamina?

As campeãs são: a) Frutas cítricas (bergamota, laranja, manga, limão, goiaba, acerola, kiwi), vegetais escuros (brócolis, rúcula, espinafre, couve de bruxelas, kale, alface) e legumes (abóbora, cenoura, salsa, pimentão verde e amarelo). Lembre-se: ao aquecer os vegetais, a vitamina C é uma das primeiras a se perder em razão do aumento de temperatura.

Você sabia?

Como não temos estoque de vitamina C no corpo, precisamos consumir fontes desse nutriente diariamente para nos mantermos com a imunidade alta e longe de gripes e resfriados.

De que forma a vitamina ajuda na imunidade do organismo?

O nutriente é importante na cicatrização de feridas, na produção de colágeno – que mantém os nossos tecidos saudáveis -, no suporte e na estrutura de tecidos em geral e nos vasos sanguíneos. Ao consumir vitamina C, você contribui para o aumento da absorção de ferro de vegetais, como couve, brócolis e brotos.

Existe algum horário ideal para consumo?

Embora os guias de nutrição não indiquem um horário específico para consumo da vitamina C, especialistas recomendam sua ingestão em jejum, ao acordar e antes de se alimentar para um melhor aproveitamento dessa suplementação no organismo.

É necessário ingerir a vitamina C todos os dias?

Para adultos, recomenda-se a ingestão diária de 40mg. Pacientes que fumam devem ingerir o dobro do que é indicado porque a nicotina oxida esse nutriente, que é bem sensível.

Quais são as principais funções da vitamina C?

Ela ajuda muito no sistema imunológico, prevenindo contra infecções, resfriados, doenças como câncer, envelhecimento da pele, pois oferece elasticidade, firmeza e sustentação das células. Ela ainda contribui para a redução das linhas de expressão e rugas e aumenta muito o rendimento em atividades físicas, pois potencializa o desempenho durante os treinos, fortalece dentes, ossos e tendões, previne contra lesões e traumatismos, além de diminuir também distúrbios nos olhos, protegendo a retina contra a degeneração.

Aproveite o melhor do nutriente neste inverno com uma receita vitaminada

Uma boa dica para deixar o café da manhã ou da tarde da família toda especial e vitaminado é apostar no preparo da Geleia de Bergamota do Receitas Zaffari – um acompanhamento para pães, biscoitos, torradinhas e bolos que vai ser um sucesso de público e de crítica.

Percebeu a dimensão e a importância da ingestão dessa vitamina? Compartilhe com a sua família e seus amigos e mostre o quanto você se importa com eles!

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente