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26/05/2020

Sono regenerador: dormir bem é sinônimo de saúde

Sono em excesso ou dificuldade para dormir. Se você se identificou com alguma dessas duas situações, calma, está tudo bem. Com alterações na rotina, é comum que muitas pessoas notem diferenças em seus padrões de sono; seja no excesso ou na falta dele. Ficar por longos períodos em casa significa, na maioria dos casos, estar se movimentando pouco e gastando menos energia que o habitual. Por essa razão, o corpo sente menos necessidade de descansar ou essa vontade se manifesta mais tarde que o normal, o que para alguns pode resultar em casos de insônia.

Por outro lado, há aqueles que se queixam de sonolência excessiva, que pode ser causada pelo uso sem moderação de tecnologias, o consumo exagerado de informação e o cansaço psicológico que a própria situação que o mundo está passando causa em cada um. Com todo esse estresse, a pessoa pode desenvolver uma fadiga crônica, que a deixa sem energia e até com dificuldade de concentração.

Ter noites bem dormidas pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde e bem-estar, como melhora no humor e energia, ativação da memória, controle do apetite, redução dos níveis de estresse, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de dores de cabeça. Preparado para começar a ter boas noites de sono? Então confira as dicas que o Zaffari Card e o Bourbon Card trazem para ajudar você:

– Procure estabelecer uma hora fixa para ir para a cama e sempre respeite esse horário. Dessa forma você ajuda o seu cérebro a se organizar e entender quando deve ir se acalmando ou estar desperto.
– Evite as dormidas fora de hora. Se a soneca depois do almoço for inevitável, cuide para que ela não ultrapasse 30 minutos. Assim o seu sono principal, o da noite, não será afetado.
– Mantenha as preocupações longe da cama! Na hora de dormir, tente ter na mente somente pensamentos positivos e leves. Eles vão ajudar a ter uma agradável noite de sono.
– Se a sua casa tiver um pátio, tente pegar alguns minutos de sol pela manhã. Tomar um ar fresco na janela ou sacada também é uma alternativa que vai trazer um pouco mais de bem-estar aos seus dias.
– Procure não ficar mexendo no celular ou tablet quando estiver na cama. A luz emitida por esses gadgets inibe a produção de melatonina, o hormônio que ajuda a induzir ao sono.
– De preferência, faça exercícios pela manhã ou à tarde. Se o único horário possível for à noite, evite fazer isso pouco tempo antes de ir para a cama.
– Crie uma rotina para a hora de dormir. Tomar um banho quentinho, ir apagando as luzes da casa próximo ao horário de deitar, fazer meditação ou exercícios respiratórios são boas formas de relaxar e deixar corpo e mente preparados para dormir. Escutar uma playlist com músicas tranquilas também ajuda a tranquilizar.

E muito importante: caso esteja enfrentando grandes dificuldades para dormir ou então se sentido cansado em excesso e sem energia, não deixe de consultar o seu médico. Dormir bem é sinônimo de saúde!

 

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