Menu

Notícias

18/01/2021

Aprenda a combinar receitas, taças e copos corretamente

Aproveite ao máximo a experiência com drinks clássicos ou inovadores

Digamos que você esteja pensando em preparar um drink diferente e planejando ir às compras. Na hora de fazer a lista, nem sempre lembramos que os copos e as taças são praticamente ingredientes da receita. Isso porque o copo ou taça corretos fazem toda a diferença no sabor, no aroma, na apresentação, enfim, em toda a experiência de apreciar uma bebida mais elaborada. O Zaffari Card e Bourbon Card consultou a mixóloga Barbara Martins e selecionou algumas dicas para deixar tudo bem transparente: qual o melhor copo para cada drink e sugestões para desfrutar de todas as nuances. Com os benefícios e vantagens do Cartão, até a experiência no Bazar é diferenciada, pois Clientes Preferenciais têm parcelamento em até 10 vezes sem juros. Escolha as receitas, taças e copos e depois é só dizer “tim-tim”.

1. Para começar: com que copo eu vou?

Nada é por acaso no mundo das taças e dos copos. Os recipientes conduzem a bebida tanto quanto o modo de preparo, inclusive muitos modelos foram projetados especialmente para acomodar determinados tipos de bebidas. Então, como escolher? Primeiramente, tudo depende do que você deseja experimentar ou servir. E também do que você tem à disposição em casa. Por isso é bom ter alguma variedade de copos e taças para estimular boas ideias.

Certo mesmo é que os melhores materiais são o vidro e o cristal, principalmente porque ambos não interferem no sabor. Segundo a  mixóloga Bárbara Martins, o cristal apresenta diferenças na prática: “Ele também possui uma ótima apresentação, com a diferente de uma porosidade maior que a do vidro. Isso favorece a quebra das moléculas do líquido em contato com a parede do material e facilita a liberação dos seus aromas”. De qualquer modo, a especialista considera que há vidros de boa qualidade, mais resistentes e também mais acessíveis. Muito bem, que tal conhecer logo alguns formatos e receitas?

2. Taça flute e a melodia dos espumantes

A taça flute tem um formato cilíndrico que lembra uma flauta, e é ideal para espumantes. Por ser estreita, o efeito borbulhante mantém-se por mais tempo, sem dispersar-se pela abertura rapidamente. Mas o charme está mesmo na haste, longa e fina. É aí que aparece um detalhe sempre crucial para o equilíbrio entre copos e drinks: a temperatura. Uma haste mais longa evita que a bebida esquente, principalmente naquelas que devem ser servidas geladas, porém sem gelo, como o elegantíssimo White Sparkle:

3. Altos e baixos, com ou sem gelo

Um formato muito recomendado para bebidas super geladas, curiosamente, não tem haste. São os copos altos como o Highball e o Tom Collins, ideais para drinks que precisam de espaço. Eles dispensam a haste pois acomodam boas quantidades de gelo e são frequentemente escolhidos para coquetéis montados, complementados por alguma bebida com gás ou sucos, como o Ginger Pear Bellini. Acompanhe toda essa maestria em ação no Zaffari Drinks:

Os drinks com gelo também se sentem em casa em copos baixos como o On the Rocks, perfeitos para servir whisky e outras bebidas puras. Já o Old Fashioned, muito parecido, também tem o fundo espesso e sua borda é mais larga, o que contribui para liberar os aromas de coquetéis.

Por falar em gelo (muito gelo!), Bárbara Martins ressalta a tendência do uso da taça Copa Ballon nesta particularidade: “Também tem sido bastante usada para coquetéis com bastante gelo que são completados. Ela tem a haste longa e o bojo largo. Atualmente serve-se gin tônica e aperol spritz em bares e restaurantes”.

 4. Na contramão, taças para drinks quentes

Por outro lado, nem todo drink exige um toque glacial. Na prática, cada copo precisa acompanhar o que a receita exige. A taça clássica de conhaque, conhecida como Snifter, tem a haste bem curta justamente para promover a troca de temperatura. Podemos dizer que o calor humano deixa o drink no ponto certo.

Pelo nome e pelo visual, a bem conhecida taça Irish já entrega de imediato sua especialidade: Irish Coffee. Quem não reconhece aquela tradicional alça lateral e a espuminha cremosa no topo? Da mesma forma, também combina com variados tipos de bebidas quentes, como chás, cafés e chocolate quente.

O Irish Coffee e a taça Irish, feitos um para o outro. Que tal fazer o seu?

5. Coupé: uma taça de criatividade

Para drinks curtos e sem gelo, aromáticos e de alto teor alcoólico, a taça coupé é um playground para os bartenders e um verdadeiro laboratório para os mixólogos. Com seu bojo largo, parece com as famosas taças em “V”: a Dry (aquela do Dry Martini) e Margarita (clássica para drinks ao estilo frozen com gelo triturado). A coupé, contudo, é mais arredondada e de dimensões reduzidas, projetada para servir em doses menores e degustar em pequenos goles. Só pelo nome dos drinks já se percebe o clima experimental que envolve este tipo de taça. Para você ter uma ideia, confira o Toasted Coconut Sour no Zaffari Drinks abaixo.

Depois de tantas receitas, taças e copos, que tal experimentar algo diferente? Começando pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros no Bazar, uma vantagem que só os Clientes Preferenciais do Zaffari Card e Bourbon Card têm. E se você gostou das receitas, tem mais no instagram.com/zaffari.

[Beba com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos]

 

 

 

 

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente