Menu

Notícias

12/01/2022

Como prolongar o tempo de conservação de alimentos 

Folhas verdes, temperinhos e enlatados sempre frescos na geladeira 

Para prolongar o tempo de conservação de alimentos na geladeira, é preciso, antes de mais nada, saber armazená-los adequadamente, especialmente depois de abrir a embalagem. Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para evitar estragos e desperdícios dos produtos que chegam fresquinhos do súper. Como certos alimentos são mais perecíveis em relação a outros, neste conteúdo vamos mostrar como truques simples são capazes de deixá-los saborosos por mais tempo.

Pensando em ajudar você a economizar depois das compras, o seu Cartão propôs um desafio à chef de cozinha Pérola Polillo: contar aos nossos Clientes Preferenciais como ela mantém certos alimentos sempre frescos na geladeira. Desafio aceito, é hora de colocar tudo em prática! Pronto?

  1. Hora de higienizar as compras

Antes de pensarmos na conservação dos alimentos, um passo anterior muito importante é a higienização das compras. Coloque frutas, verduras e legumes de molho em solução com água sanitária. Para cada litro de água, adicione 1 colher de sopa de água sanitária, deixando de molho por 15 minutos. Por fim, seque bem cada item e guarde-os na geladeira.

  1. Lavar ou não lavar folhas e ervas, eis a questão

Pérola não aconselha lavar as ervas, pelo contrário. “A água em contato com a salsinha, a cebolinha, o alecrim, o manjericão e outros temperos acelera o processo de oxidação”, detalha. O segredo, de acordo com a chef de cozinha,  é mantê-las sequinhas. Nesse caso, coloque uma folha de papel toalha dentro de um pote fechado e insira os temperinhos em cima. Dessa forma, você mantém a temperatura de maneira igual e esses temperos terão maior durabilidade.

Dica 1: e já que esses temperos naturais podem estragar rapidamente, mesmo na geladeira, a dica é picá-los e guardá-los em potes no freezer ou congelador.

Entretanto, Pérola aconselha que as folhas verdes, como alface, radicci e couve, sejam lavadas, pois elas podem vir com algum componente externo que pode ajudar a estragar mais rápido.

Dica 2: prepare uma solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária e deixe as folhas de molho por 10 minutos. Assim matamos todas as bactérias e fungos que estão presentes nas plantas, ajudando na conservação e consequente durabilidade na geladeira.

Ainda, se puder, seque a alface ou folhas verdes e coloque-as em um recipiente com papel toalha embaixo (responsável por sugar a umidade), isso vai auxiliar as folhas a se manterem fresquinhas por mais tempo.

  1. Conservação de alimentos fora da lata, mas na geladeira

A chef de cozinha recomenda tirar os ingredientes da lata após abri-la, pois o ambiente de alumínio favorece o crescimento de mofo, mesmo que os produtos estejam na geladeira. Então, depois de higienizar as compras e de preparar aquela receita especial, transfira a polpa de tomate, o milho, a ervilha, a salada de legumes, o atum e a sardinha da lata para um recipiente com tampa e guarde-os na geladeira.

  1. Como fazer a conservação de alimentos e bebidas vegetais na geladeira

As bebidas vegetais já vêm com conservante natural, então o ideal é, assim que a embalagem for aberta para consumo, mantê-la fechada na caixinha e na geladeira, respeitando sempre o prazo de validade e a temperatura indicada no rótulo.

Como fazer a conservação de alimentos e bebidas vegetais

A Tal da Castanha é uma bebida é 100% natural, pois é feita com água e castanha de caju orgânica e sustentável.  Com textura aveludada e sabor suave, combina com qualquer refeição ou em qualquer momento do dia. Além disso, você pode consumir fria ou quente combinada com café, cacau, frutas e especiarias.

Você também se preocupa com a conservação de alimentos na geladeira? Então, de 15 em 15 dias é recomendado que você desligue-a da tomada, retire todos os alimentos e produtos, descartando itens vencidos ou estragados. Para a limpeza, utilize uma esponja com água e detergente e um pano úmido para secar.

Enfim, agora que já sabe como manter os alimentos fresquinhos, bem verdinhos e longe de bactérias e fungos, passe em uma de nossas lojas Zaffari e Bourbon, compre seus produtos e siga nossas dicas. Venha ser Cliente Preferencial!

A Revista de Ofertas RS é válida de 04.01.2022 a 16.01.2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente