Menu

Notícias

17/09/2020

Truques para um chimarrão impecável e delicioso

A escolha da erva-mate influencia no sabor da bebida

Qualquer hora é hora de saborear um bom chimarrão – na varanda de manhã bem cedinho, na sacada curtindo o pôr do sol ou na volta do fogão esperando o almoço ficar pronto -, especialmente para os gaúchos. Quem conhece a tradição, sabe bem que essa é a nossa bebida favorita e que ela cai bem em todos os momentos! E quando bem preparada, então, fica ainda melhor.

Para os peritos da arte de “chimarrear”, existem segredos que fazem toda a diferença quando o assunto é sabor primoroso. E, claro, por mais que cada um tenha o seu modo particular de preparo, algumas dicas são essenciais para manter a qualidade da bebida, concordam? Confira as sugestões do seu Zaffari Card e Bourbon Card para um mate no capricho. Enquanto confere o nosso conteúdo, que tal ir separando os itens aí na sua casa e preparando o seu chimarrão?

Aprendendo a preparar um bom chimarrão

Tudo pronto para começar? Separe a cuia, a bomba, a água e a erva e comece a fazer o seu mate, levando em consideração, por exemplo, que a temperatura da água interfere no gosto da bebida. Depois de finalizar, que tal forrar o estômago com ao menos uma das 10 opções de lanches para a hora do chimarrão? Escolha a sua preferida e bom apetite!

Separe os itens para preparar o seu chimarrão

Confira dicas para fazer um chimarrão caprichado

1. A cuia deve estar seca

A cuia é um item essencial do preparo, por isso mesmo ela deve estar bem seca: lave com água e deixe-a deitada para secar. Dessa forma o oxigênio circula melhor dentro dela.

2. Prefira bombas de aço inoxidável

Segundo especialistas no assunto, dê preferência para as bombas de aço inoxidável e evite gosto no chimarrão.

3. A água não deve ultrapassar 70 graus

Pois bem, a água é um item que certamente vai fazer toda a diferença no preparo do chimarrão. Por isso mesmo, não deve ultrapassar 70 graus, só assim ela não queima a erva, mantendo as propriedades naturais do ingrediente. E talvez você nunca tenha ouvido falar, mas pouca água entope o mate. Para evitar esse inconveniente, o ideal é encher a cuia com água até o topo. Quer aprender a fazer um chimarrão que não entope? Clique e saiba como.

4. Guarde a erva-mate em local refrigerado

Quanto mais nova, melhor, então fique atento à data de fabricação da erva. Além disso, procure armazená-la em local refrigerado: o freezer, por exemplo, mantém por mais de dois anos o aroma e o sabor originais da erva-mate.

Tipos de erva-mate para o seu chimarrão

Se você curte muito a bebida, gosta de inovar e por isso mesmo está sempre em busca de novos sabores e aromas quando o assunto é erva-mate, o mercado nacional está repleto de ótimas opções para agradar desde os paladares incipientes até os mais experientes. Com tantas possibilidades disponíveis no supermercado e que podem ser consumidas não só no inverno, mas também no verão, difícil mesmo vai ser escolher a sua preferida. Aprenda a diferença entre as ervas mais consumidas, saiba o que muda no processo de produção do produto, que vai do plantio ao empacotamento, e escolha como vai ser o sabor do seu chimarrão.

Tipos de erva-mate para o seu chimarrão

Escolha a erva-mate ideal e saboreie o melhor do seu chimarrão

1. Erva-mate tradicional

Triturada e fina, esta erva é utilizada tanto para chimarrão quanto para tererê. Além disso, durante o processo de produção, moe-se uma mistura com 70% de folhas e 30% de caule, conferindo um nível de amargor intermediário. É ideal para pessoas experientes no preparo devido ao risco de entupir a bomba.

2. Erva-mate moída grossa

Forte e aerada, este tipo de erva confere um sabor único e acentuado ao chimarrão. Por ser mais granulada, por fim, é ideal para quem está aprendendo a arte de um bom preparo.

3. Erva-mate composto

Bastante consumida nos períodos frios,  é uma mistura de erva tradicional com chás, como carqueja, camomila, erva-doce, cidreira, bergamota e hortelã. O composto proporciona um sabor especial e diferenciado ao seu chimarrão e pode ser usado sozinho ou misturado com a erva-mate.

4. Erva-mate orgânica

É produzida com matéria-prima de ervais cultivados sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes. Como a extração da matéria-prima é realizada no período da maturação, este produto ganha um sabor puro e uma aparência bem verde.

Por fim, o seu Zaffari Card e Bourbon Card aproveita para fazer uma consideração aos adoradores de chimarrão: não existe certo ou errado para apreciar ou curtir o seu, por isso mesmo cada pessoa pode e deve consumi-lo da maneira que acredita ser a mais adequada. Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe com quem quer virar expert no preparo dessa deliciosa bebida. E já que todo chimarrão vem acompanhado de um bom churrasco, confira como preparar o fogo e escolher os melhores alimentos para assar.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente