Menu

Notícias

21/06/2021

Universo dos vinhos: aprenda dicas de harmonização para degustar ao máximo o sabor em cada taça

Bebida é bem vinda em diferentes ocasiões

As uvas, assim como as pessoas, não são todas iguais. O mistério da fermentação e das reações químicas é que são a chave de todo o processo que faz com que a fruta vire vinho. E para degustar ao máximo o sabor contido em cada taça aprenda a harmonizar a bebida com alimentos que trarão equilíbrio ao paladar e deixarão seu momento muito mais prazeroso.

Vinhos Tintos
Eles são os mais conhecidos e consumidos no mundo. Possuem amplo leque de sabores e texturas, o que faz com que possam ser consumidos tanto em um jantar quanto fazendo parte de drinks. Os vinhos tintos são produzidos por diversos países, com diferentes uvas tintas, sendo as mais conhecidas: Merlot, Cabernet e Pinot Noir.

Pinot Noir – São uvas mais leves que harmonizam com carnes brancas, pães, cogumelos e queijos moles como o brie e o camembert. Um bom vinho Pinot é muito adequado para um happy hour acompanhando uma boa tábua de frios.

Merlot – Eles possuem corpo médio, por isso são bastante versáteis. Se encaixam perfeitamente, seja com um bom risoto de cogumelos no fim de semana ou com uma típica massa italiana com molho de tomates.

Cabernet – Eles são mais tânicos e alcoólicos por isso pedem combinações que possuam mais condimentos como carnes vermelhas, embutidos e queijos duros como o parmesão e o pecorino, tradicional queijo italiano feito com leite de ovelha. Se você fez um jantar especial, com certeza o Cabernet é a escolha perfeita.

Vinhos Brancos

Há quem acredite que eles só podem ser consumidos no verão devido a necessidade de servir em uma temperatura mais baixa, mas a verdade é que harmonizados da forma correta, os vinhos brancos se adaptam a qualquer estação. As uvas mais conhecidas para a elaboração da bebida são Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling.

Sauvignon Blanc – São vinhos leves e refrescantes, ideais para acompanhar saladas e antepastos. A maioria dos vinhos brancos é produzida para ser consumida até o terceiro ano após a produção, por isso não pense duas vezes ao abrir uma garrafa para degustar em um sábado de sol.

Chardonnay – Uma das uvas mais conhecidas no mundo dos vinhos brancos. Seus aromas podem ser cítricos como uma deliciosa pêra ou limão ou remeter a uma fava de baunilha ou manteiga derretida. geralmente é desta uva que saem os vinhos espumantes que são tão lembrados na hora das grandes comemorações. Por ser um vinho com mais corpo harmoniza com queijos e frutos do mar e se encaixa saborosamente com um delicioso fondue.

Riesling –  Embora seja uma bebida excelente para se degustar sozinha, a harmonização do vinho Riesling deve ressaltar sua característica mais importante: o aroma. Por conta da acidez, vai bem com comidas picantes, como as indianas e as asiáticas, além de frutos do mar com sabor intenso. É um vinho geralmente de pouca graduação alcoólica para ser consumido após um dia de trabalho.

Vinhos Rosés

Existe um provérbio que fala que “se ao abrir uma garrafa de vinho rosé você puder ouvir o canto das cigarras, é porque esse vinho é da Provance”, devido a sua origem francesa. O rosé é um vinho produzido por meio da maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas. Apresentam boas intensidades de frutas vermelhas e um corpo mediano que harmoniza perfeitamente com uma enorme variedade de pratos. Os vinhos rosés são agradáveis justamente por não se sobrepor aos sabores dos alimentos sendo grandes companheiros para refeições pertencentes a dietas mediterrâneas à base de legumes e frutos do mar.

O vinho é uma bebida milenar e não existem regras rígidas para apreciá-lo. Cada um tem a sua preferência e deve levá-la sempre em consideração na hora do consumo. Para que você possa conhecer este universo tão mágico vá até uma loja da rede Zaffari e Bourbon e adquira rótulos com ofertas exclusivas para clientes Zaffari Card e Bourbon Card válidas até o dia 30/06, nas lojas do RS e SP. Celebre os seus momentos e beba com moderação.

Notícias mais lidas

Notícias

05/10/2021

Dia das crianças

Notícias

18/10/2021

Surf and Turf

Notícias

15/10/2021

Delícias portuguesas com certeza

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

    App Zaffari e Bourbon

    Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

    Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
    Olá! Estamos aqui para ajudar!

    Fechar
    Atendimento ao cliente