Menu

Notícias

13/10/2020

Vida sustentável: conheça os principais vilões do meio ambiente

Fatura digital do Zaffari Card e Bourbon Card é opção para quem deseja praticar atitudes mais conscientes

Iniciativas sustentáveis podem e devem ser inseridas em pequena e grande escala, quer seja em casa, na empresa onde trabalhamos ou nos projetos sociais nos quais contribuímos. A vida é feita de pequenos gestos e atitudes, por essa razão, escolher entre usar um canudinho plástico que vai parar no oceano ou um biodegradável, imprimir mais papel ou optar pelas versões digitais dos documentos ou ainda manter a torneira aberta ou fechada enquanto lava a louça são ações individuais, sim, mas que nos levam, conjuntamente, para um desenvolvimento mais sustentável do planeta. Quer aprender a pensar formas de ser mais ecológico? Leia o conteúdo e saiba como!

1. Seja sustentável e reduza o plástico

O desafio está lançado: usar menos plástico no seu dia a dia. Qual vai ser a sua opção sustentável? Uma das formas mais fáceis de começar hoje mesmo a dar uma mãozinha para a natureza é separando o lixo que você produz em casa. Então, reserve uma caixa apenas para armazenar o plástico que iria para o lixo comum e depois informe-se sobre a coleta seletiva no seu bairro ou ainda leve o plástico a um ecoponto perto de você. Em Porto Alegre, você encontra a localização dos ecopontos neste site

Seja sustentável e reduza o plástico O desafio está lançado: usar menos plástico no seu dia a dia. Qual vai ser a sua opção sustentável? Uma das formas mais fáceis de começar hoje mesmo a dar uma mãozinha para a natureza é separando o lixo que você produz em casa. Então, reserve uma caixa apenas para armazenar o plástico que iria para o lixo comum e depois informe-se sobre a coleta seletiva no seu bairro ou ainda leve o plástico a um ecoponto perto de você. Em Porto Alegre, você encontra a localização dos ecopontos neste site. 

Dê o destino correto ao lixo reciclável produzido em sua casa

2. O vilão das práticas sustentáveis

O canudinho de plástico merece uma seção só para ele justamente porque virou o vilão da vida marinha, por esse motivo sua venda passou a ser proibida em cidades de vários estados do país. Sucos, drinks e milk-shakes agora são consumidos apenas com canudo de papel, biodegradáveis ou reutilizáveis. Certíssimo! Com o dado de que eles representam 4% de todo o lixo plástico do mundo, fica fácil entender por que foram banidos, né?  

O vilão das práticas sustentáveis

Opte por canudinhos biodegradáveis ou reutilizáveis

3. Dê uma folga para o seu carro e mostre seu lado sustentável

Ao menos uma vez na semana, comece e termine o dia com o seu veículo paradinho na garagem, dessa forma você contribui com a redução da emissão de gases que prejudicam o planeta. A missão pode parecer impossível, já que você está acostumado às facilidades da vida moderna, mas atitudes sustentáveis como essa exigem que você mude a forma de pensar e, portanto, de agir. Claro que isso pode doer um pouquinho no início, mas faz parte da evolução! Por fim, faça o seu car free day e experimente ir ao trabalho e ao súper a pé ou de bike (se você estiver próximo dessas localizações). 

Dê uma folga para o seu carro e mostre seu lado sustentável

Car free day a favor do meio ambiente

4. Reduza o consumo e reutilize água

A consciência ecológica começa por exemplos vivenciados dentro de casa. Pais que fecham a torneira enquanto lavam a louça, reduzem o tempo no banho ou desligam a água enquanto escovam os dentes ensinam naturalmente seus filhos a pensarem nas futuras gerações. Outra maneira de ajudar a natureza é reutilizando a água da máquina de lavar: capture e armazene a água em baldes e depois utilize-a para limpar o chão, por exemplo.

Reduza o consumo e reutilize água

Dê o exemplo aos seu filhos fechando a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça

5. Evite deixar o celular carregando por tempo demais

Os smartphones são uma extensão da nossa vida; com suas diferentes funcionalidades, como os apps, montamos nossa lista de compras da semana, pagamos contas, conversamos com amigos e familiares e muito mais. Com tanto uso, a bateria tende a durar pouco, sendo necessário recarregá-la com mais frequência. Ao recarregar, evite deixar o aparelho ligado na tomada por tempo demais, desse modo você gasta menos energia e contribui com o meio ambiente.  

Evite deixar o celular carregando por tempo demais

Evite deixar o celular ligado por muito tempo na tomada

6. Menos papel, mais sustentabilidade

No seu Zaffari Card e Bourbon Card você pode optar, por exemplo, pela fatura digital. Além de ser uma praticidade a mais na rotina – você acessa direto no aplicativo Zaffari e Bourbon  ou aqui no site, de onde estiver –, a escolha pela fatura digital reduz o consumo de papel. Pode parecer pouco, mas você sabia que cada brasileiro consome cerca de 10 mil folhas de papel por ano? Está mais do que na hora de fazermos a nossa parte!

Veja aqui como é simples solicitar a fatura por e-mail do seu Zaffari Card e Bourbon Card

Além dessas sugestões, existem muitas outras dicas práticas e sustentáveis que você pode incorporar à sua rotina em casa ou no trabalho. Pense um pouco e descubra por onde você pode começar.

Notícias mais lidas

Ainda não é cliente?

Cadastre seu e-mail no campo abaixo para conhecer todos os benefícios do Cartão Zaffari e receber notícias e novidades.

App Zaffari e Bourbon

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na App Store! Baixe nosso aplicativo na Google Play!
Olá! Estamos aqui para ajudar!

Fechar
Atendimento ao cliente