Aumentar fonte Diminuir fonte Imprimir

03/10/2018

Dormir bem é parte fundamental para a saúde e o bem-estar das pessoas. É neste período de repouso que o corpo se recupera, renovando as energias para a próxima jornada. O sono contribui para o funcionamento do ciclo do organismo, consolida a memória, regula a temperatura corporal. Uma noite bem dormida mantém seu coração saudável, ajuda a prevenir aqueles quilinhos extras, a dor de cabeça ou o mau humor e melhora os relacionamentos afetivos.

Existe uma série de medidas preventivas que você pode tomar para descansar bem e viver melhor. Com base no que sugere o Instituto do Sono, referência mundial em pesquisas do sono – localizado na cidade de São Paulo, elencamos algumas boas práticas para você começar a aplicar.

Número mínimo de horas dormidas

Não é aconselhável dormir menos de 7h por dia e é importante ter horários regulares para ir dormir e acordar.

Alimentação Noturna

O jantar deve ser moderado e em horário adequado, ou seja, não muito tarde. É importante cuidar para não deitar logo após a refeição. Faça, pelo menos, umas duas horas de digestão antes de ir para a cama. Nesse horário do dia também é fundamental evitar alimentos como café, alguns tipos de chá estimulantes, energéticos, refrigerantes e álcool.

Veja dicas da nutricionista Paula Pinto sobre alimentos que contribuem para uma boa noite de sono 

Qualidade do Colchão e dos Travesseiros

Cada pessoa ou casal deve buscar a opção de colchão e travesseiro que mais se adéqua ao seu biotipo e posição de dormir. A altura, o peso, a anatomia do corpo ou se você dorme sozinho ou acompanhado são alguns dos fatores a considerar na hora da escolha do colchão. Já na hora de decidir sobre o travesseiro é bom reparar se ele contorna a forma exata da pessoa e permite distribuir o peso uniformemente entre a coluna vertebral e o pescoço. Se você dorme de lado, de barriga para cima ou de bruços, isso também interfere na compra. É aconselhável trocar o travesseiro a cada 2 anos.

Atividades Físicas e Mentais

Ser ativo física e mentalmente é um fator que contribui para a qualidade do sono, e vice-versa, o sono também contribui para se obter melhores resultados nas atividades, sejam elas esportivas ou diárias. Uma boa dica do Instituto do Sono é realizar atividades relaxantes preparatórias para o sono, como uma leitura, meditação, reiki, massagem.

Televisão e Smartphones

O quarto para dormir deve ser um local limpo, escuro, confortável e sem ruídos. Por isso, é bom adotar a prática de ir para a cama só na hora de dormir mesmo, sem ligar a televisão ou ficar mexendo no smartphone minutos antes de pegar no sono.

Aproveite as nossas dicas para dormir melhor!

 

Banner

Novidades e promoções por e-mail


App cartões Zaffari

Acesso rápido e simples a tudo que você precisa saber sobre o seu cartão.

Baixe nosso aplicativo na Google Play! Baixe nosso aplicativo na App Store!